segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nova Superintendência do Tapajós é instalada

A nova Superintendência da Polícia Civil do Estado do Pará já está instalada. Com sede no município de Itaituba, a Superintendência do Tapajós é a 11ª instalada no Estado e passa a funcionar no mesmo prédio da atual seccional urbana de Itaituba. A solenidade de inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), no auditório da nova superintendência. À frente da nova regional da Polícia Civil está o delegado Edinaldo Souza.
Participaram da inauguração da Superintendência o Delegado Geral de Polícia Civil, Nilton Atayde, o secretário de Segurança Pública do Estado do Pará, Luis Fernandes, o Diretor de Polícia do Interior, delegado Silvio Maués, o comandante da Polícia Militar, coronel Mário Solano, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luis Claudio Sarmanho e o diretor geral do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Orlando Salgado Nogueira .
Os deputados estaduais Alexandre Von e José Megale, além de autoridades locais, também estiveram presentes durante a solenidade. Alexandre Von destacou que a instalação da Superintendência do Tapajós é uma conquista para o município de Itaituba e toda a região agregada. “Esta é muito mais do que uma obra de placa e foguetes. É uma obra que traz benefícios reais para a comunidade. Parabéns a cúpula de segurança pública do Estado pelo trabalho”, frisou.
O Delegado Geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, lembrou que a descentralização da coordenação das localidades – antes atendidas pela Superintendência Regional do Baixo Amazonas - facilitará a administração da Polícia Civil e consequentemente garantirá maior qualidade ao serviço prestado a população.
“Este é um marco na segurança pública do Estado do Pará. A instalação desta Superintendência já significa a chegada de novas viaturas e de maior contingente de policiais civis, garantindo maior agilidade no trabalho de investigação. Damos, neste momento, um grande passo em direção a melhoria da segurança pública nesta região”, declarou o delegado.
A Superintendência Regional do Tapajós atuará em sete municípios do oeste paraense: Itaituba, Rurópolis, Placas, Trairão, Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso e o Distrito de Castelo dos Sonhos.  Atualmente, as sete localidades estão ligadas à Superintendência Regional do Baixo Amazonas, localizada em Santarém, e composta por 18 municípios.
A criação da superintendência atende à determinação do governo de descentralizar o policiamento e intensificá-lo no interior. Faz parte de um "pacote de medidas" que o governador Simão Jatene pretende implantar para diminuir os altos índices de violência registrados no Pará.
O MUNICÍPIO
Itaituba é um município brasileiro no interior do estado do Pará. Sua população em 2010 era de 97 343 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A origem do nome é Tupi, significando "lugar de muitos pedregulhos". (Polícia Civil)
DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário