sexta-feira, 8 de abril de 2011

Susipe capacita agentes penitenciários em Santarém

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) em Santarém promoveu a capacitação de 70 servidores, entre diretores, vice-diretores, técnicos e agentes penitenciários, no período de 30 de março a 2 de abril. Organizados pela Escola de Administração Penitenciária (EAP), os dois cursos abordaram os temas "Procedimento Administrativo Disciplinar" e "Formação Continuada de Servidores Penitenciários", atendendo tanto os servidores da Central de Triagem, como também do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura.
"A base de discussão desse aprimoramento foi a humanização do tratamento penal aos custodiados pelo sistema penitenciário, tendo como eixo norteador a Lei de Execução Penal, as normativas de Direitos Humanos e o Regimento interno da própria Susipe", explica Soliane Fernandes, gerente da Escola de Administração Penitenciária.
Ringo Alex, diretor da Central Metropolitana de Triagem de Belém, Fernanda Almeida, técnica da EAP, e Giane Salzer, diretora do Núcleo de Execução Criminal da Susipe, foram os instrutores da capacitação, que teve ainda a colaboração dos promotores de Justiça Adler Calderaro e Ione Missae Nakamura.
Durante o curso "Práticas em Atividades Carcerárias" os participantes assistiram a vídeos e encenações com a colaboração de agentes como meios pedagógicos. Ringo Alex detalhou técnicas de condução dos detentos e o uso de algemas. "Como manter segurança do agente e do preso e se portar em determinadas situações foram algumas das instruções repassadas aos agentes", frisou Alex.
Além das orientações práticas, os alunos também receberam noções sobre a Lei de Execução, Relações Interpessoais e Ética, Identidade e Atribuições do Agente Penitenciário, Responsabilidade Civil, Penal e Administrativa da Atuação do Agente Penitenciário e Administração Penitenciária.
O coronel Walter Santos, diretor da Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, aprovou a iniciativa da Susipe. "Avaliamos de forma positiva o curso e temos certeza que nossa administração será beneficiada com o resultado dessa capacitação", destacou.
Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário