26 de dezembro de 2011

A frase do dia


“Se Deus quiser, estarei no grid em 2012 para meu vigésimo ano na F-1. Quero ficar porque gosto demais daquilo que faço. Ainda não penso em parar. Quero fazer algo especial. Não para mim, mas para o Brasil”.
De Rubens Barrichello, crente que é o herói do povo brasileiro, em entrevista à revista Alfa.

23 de dezembro de 2011

MAIS UMA VEZ A UNIÃO VENCEU!

Os Políticos da região Oeste do Pará trabalharam unidos para que a Presidente Dilma Rousseff vetasse o PL 1669/2011 que reestabelecia o antigo fuso horário na região. Pela proposta, a região oeste do Pará teria seu horário atrasado em uma hora em relação a Belém e a Brasília.


Anteriormente nosso horário era uma hora a menos que Brasília. Em 2008, uma Lei unificou o horário da região ao horário da Capital Federal.  Naquela oportunidade houve uma enorme resistência da população mas, passados 3 anos, nossa população já se adaptou ao novo horário obtendo inclusive benefícios com relação a programação de TV, horários de voos, horário bancário nacional, dentre outros. Sabemos que ainda existem alguns problemas a serem resolvidos, como por exemplo, o horário escolar, porém, através de uma simples mudança administrativa a ser implementado pelas Prefeituras da região, a carga horária escolar pode ser alterada, iniciando e terminando um pouco mais tarde em relação ao horário atual.

A decisão de vetar o projeto integralmente se baseou na “contrariedade ao interesse público”.

Segundo o despacho do Vice presidente Michel Temer nas razões do veto, “Da forma como redigido, o projeto de lei não permite a apreciação individualizada das alterações propostas aos fusos horários nos Estados do Acre, do Amazonas e do Pará, impedindo a apreciação da matéria face às realidades locais de cada um dos entes afetados“, o que comprova que a emenda apresentada pelo Senador Flexa Ribeiro foi que prejudicou o projeto de nossos irmãos acreanos, pois a mesma contaminou o projeto.

Assim como ocorreu no plebiscito, essa é mais uma vitória da unidade da região Oeste do Pará.


Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
MENSAGEM Nº 593, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2011.
Senhor Presidente do Senado Federal, Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do § 1º do art. 66 da Constituição, decidi vetar integralmente, por contrariedade ao interesse público, o Projeto de Lei nº 1.669, de 2011 (nº 91/11 no Senado Federal), que "Altera o art. 2º do Decreto nº 2.784, de 18 de junho de 1913, para restabelecer os fusos horários do Estado do Acre, do Estado do Pará e do Estado do Amazonas".
Ouvida, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República manifestou-se pelo veto ao projeto de lei, pela seguinte razão:
Razão do veto
"Da forma como redigido, o projeto de lei não permite a apreciação individualizada das alterações propostas aos fusos horários nos Estados do Acre, do Amazonas e do Pará, impedindo a apreciação da matéria face às realidades locais de cada um dos entes afetados."
Essa, Senhor Presidente, a razão que me levou a vetar o projeto em causa, a qual ora submeto à elevada apreciação dos Senhores Membros do Congresso Nacional.
Este texto não substitui o publicado no DOU de 21.12.2011

Sessão Solene - Entrega de Comendas Honorificas


A Câmara Municipalo de Santarém encerrou suas atividades legislativas neste 21 de dezembro, com a entrega da Comenda de Honra ao Mérito e Cidadão de Santarém, como reconhecimento aos cidadãos e cidadãs que trabalham em prol do desenvoliemento de nossa região.









Mestre Lau (Laudelino Horário) sendo homenageado no Poder Legislativo - 21.12.2011


 Laudelino com os compadres e afilhada: Zé Colares, Suellen Colares e Sophia Colares
 Laudelino e o autor da proposta de "Honra ao Mérito" Vereador Erasmo Maia
O homenageado com o Vereador Valdir Matias Jr.

 Jeferson Miranda, Laudelino(mestre Lau) e Vereador Erasmo Maia
Vereador Carlos Jaime, Deputado João Salamé, Vereador Henderson Pinto e Laudelino .
Um dos grande homenageados  do Poder Legialativo de Santarém, com sua afilhada Sophia Colares
( Filha de Colares e Suellen)
Fonte: blog do Colares

CARRETA CARREGADA DE MADEIRA TOMBA NA AVENIDA CURUÁ-UNA, VEJA AS FOTOS



Uma carreta carregada de madeira tombou na avenida Curuá-una em frente ao SESI hoje pela manhã, conforme disse o motorista ele foi desviar de outro veiculo e como a carreta estava alem da capacidade tombou. não ouve feridos e o motorista da carreta saiu ileso. Os bombeiros chegaram rapidamente para tomar as providências cabíveis. 

Veja as fotos:








Fonte: BLOG DO JK

20 de dezembro de 2011

Revogada matrícula da filha de Vic e Valéria

Depois de uma onda de repercussão negativa na mídia, especialmente nas redes sociais, a justiça paraense revogou a liminar que garantia a matrícula sem vestibular no curso de Medicina da Universidade Estadual do Pará (Uepa), da estudante Izabela Vinagre Pires Franco, que ingressou com mandado de segurança, alegando depressão e conseguiu o benefício de uma vaga na instituição pública.

A estudante é filha do ex-deputado federal Vic Pires Franco e da ex-vice governadora Valéria Vinagre Pires Franco. Ela estudava medicina na faculdade Anhembi em São Paulo e apresentou um laudo médico à Justiça, alegando que sofre de depressão pelo distanciamento da família, como sustentação ao pedido de matrícula na Uepa, negado anteriormente pela reitoria da universidade.

Ontem, o mesmo juiz que concedeu a liminar, reconsiderou o despacho anterior, por solicitação da Procuradoria da Uepa, que recorreu à medida. O titular da 2ª Vara da Fazenda Pública em Belém, Marco Antônio Castelo Branco, acatou a alegação da Uepa de que o laudo médico fora assinado por médico clínico geral e não por psiquiatra e revogou a liminar. Mas a estudante ainda pode recorrer da decisão.

A ação de nº 004522-07.2011.814.0301 é considerada inusitada, já que a legislação brasileira proíbe transferência de estudantes de instituição de ensino superior privada para pública. A reportagem procurou a assessoria da Uepa no início da tarde, mas foi informada que a Procuradoria, que poderia informar sobre a questão, já estava de recesso. A reportagem tentou ouvir o ex-deputado Vic Pires Franco, mas não conseguiu.

DECISÃO JUDICIAL

O juiz Marco Antônio Lobo Castelo Branco havia concedido a tutela antecipada e o direito à matrícula, justificando que a saúde de Izabela requeria cuidados especiais. Ela entrou na Justiça depois que a Uepa indeferiu o pedido de transferência.  (Diário do Pará)

Bosque da Vera Paz ardeu em chamas

Fogo começou por volta das 18:20 horas e os Bombeiros tiveram muita dificuldade para debelar as chamas

Muito trabalho no final de tarde de ontem, segunda-feira para 6 militares do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Fogo no mato, na frente da cidade de Santarém (PA). A vegetação na área do Bosque da Vera Paz, às proximidades da empresa Cargill, ficou em chamas por mais de duas horas. Em apenas 10 minutos o fogo se alastrou na área, causando muita movimentação de populares a esse incidente.
O pescador João Caldeira correu assustado de sua casa até o local e diz que nunca viu algo parecido na frente da cidade. “Sempre tinha pequenos focos, dessa proporção aí foi a primeira vez. Eu pensei que estava incendiando a Cargill”.
O sargento Eríton Sampaio Leal, dos Bombeiros, disse que a dificuldade maior foi a ventania na área. “O fogo está queimando a vegetação por baixo. Estamos utilizando os jatos de água e mais abafador para evitar a velocidade do fogo na área e que chegue até a empresa”, disse o militar.
Para essa ação os Bombeiros utilizaram 12 mil litros de água. Os militares estavam equipados com botas, capacetes e capa de aproximação do fogo. Sargento Eríton disse que se o vento colaborasse com mais meia hora tudo seria contornado. Os integrantes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar a situação quase duas horas depois. Agora, a perícia vai determinar o que causou o incêndio.
Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

Hospital de Terra Santa com novas instalações

O município de Terra Santa, no Oeste paraense, inaugura neste sábado (17), às 19h, as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Frei Eliseu Eismann. O evento terá a participação de representantes do governo municipal e da Mineração Rio do Norte (MRN).
As obras foram realizadas numa parceria da Prefeitura com a MRN, que destinou R$ 500 mil para a melhoria da infraestrutura. A unidade de saúde ganhou climatização, uma ala exclusiva para maternidade, aumentou a capacidade da sala de observação de seis para dezesseis lugares, aumentou o número de leitos para internação e ganhou mais um bloco cirúrgico.

Entre as melhorias implementadas ainda estão: a instalação de uma nova lavanderia, ampliação do almoxarifado, da cozinha e sala de curativo; reforma da estrutura física do laboratório de análises clínicas e das instalações elétricas. A criação de alas femininas e masculinas para a internação de pacientes e a aquisição de um novo gerador de energia também estão entre as novidades do hospital.
Fonte: Érica Bernardo/MRN

19 de dezembro de 2011

[URGENTE] Homem ameaça se jogar de torre em Santarém


[URGENTE] Homem ameaça se jogar de torre em Santarém

O que parece ser uma tentativa desesperada de suicídio em  Santarém-Pa, na verdade não passa de uma grande farsa que já vem sendo aplicada em diversos estados da federação há pelo menos cinco anos. José Carlos Conceição, hoje com 29 anos de idade, ameaça se jogar de torres de telefonia do Brasil desde os 24 anos. Manipulando a boa fé das pessoas e mobilizando praticamente todos os órgãos de segurança e a imprensa das cidades por onde passa com um teatro bem ensaiado o golpista consegue enganar a todos usando uma boa oratória e fazendo discursos acalorados contra as “desigualdades sociais e o preconceito racial”.

Não foi diferente aqui em Santarém onde 'zé da torre', como ficou conhecido na internet, está desde as 11h da manhã de hoje, em uma torre de telefonia localizada às proximidades do prédio da 5ª URE (Unidade Regional de Ensino)/Seduc, na avenida Curuá-Una na cohab, e até o momento desta postagem (15h35) os bombeiros e policia militar tentam faze-lo descer, sendo observado por uma multidão de curiosos, ambulancia do SAMU e toda a imprensa local.
Nosso blog, depois de uma rapida pesquisa na internet conseguiu identificar as seguintes cidades por onde 'zé da torre' ja passou:
Jacobina, Jequié, Brumado, Porto Seguro, Ipiaú, Santo Antônio de Jesus, Paulo Afonso, Irecê, Xique-xique (BA), São Paulo (SP), Aracaju (SE), Caxias (MA), José de Freitas (PI), Messias Targino (RN), Capanema, Rondon (PA), Medianeira e Maringá (PR).

*Novas informações a qualquer momento.






Fonte: Daniel Noel/Blog CidadedeSantarém

Filha de Vic e Valéria quer cursar Uepa sem prova

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) será obrigada a matricular a estudante Izabela Vinagre Pires Franco, filha da ex-vice-governadora Valéria Pires Franco e do ex-deputado federal Vic Pires Franco, no curso de medicina, sem que ela tenha feito o vestibular para ingressar na instituição. Atualmente, a jovem estuda na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Alegando depressão, transtorno desencadeado em virtude do longo período que fica longe da família, que reside no Pará, Izabela impetrou mandado de segurança para ter o direito de estudar, em Belém, no curso mais concorrido do vestibular da Uepa.
A liminar que garantiu a matrícula, expedida pelo juiz Marco Antonio Lobo Castelo Branco, titular da 2ª Vara da Fazenda de Belém, vai contra uma decisão anterior da reitoria da Universidade, que indeferiu a solicitação com base na lei nº. 9.536/97 que regulamentou os casos de transferência, que passaram a ser permitidas apenas a alunos egressos de outras instituições públicas - o que não é o caso de Izabela.
No relatório apresentado pelo juiz, consta que o caso merece reflexão ímpar já que se trata da “degeneração física e mental da impetrante que requerem cuidados especiais”. Porém, no próprio texto, o juiz admite o impedimento legal da transferência, justificada, segundo o despacho, pela fragilidade da saúde de Izabela.
No mandado de segurança, a estudante se valeu do artigo 196 da Constituição Federal, que prevê como direitos sociais a saúde e a educação. Para ela, seriam estes os direitos que estariam sendo violados pela decisão da Uepa em não aceitar a matrícula.
A lei nº 9.394/96, que trata das Diretrizes e Bases da Educação nacional, garante que instituições de educação superior só deverão aceitar a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e ainda mediante processo seletivo.
Apesar disso, o juiz concedeu antecipação dos efeitos da tutela de mérito, ou seja, entendeu que é preciso garantir a matrícula imediata da estudante devido à gravidade do caso.
A determinação judicial provocou um debate acalorado nas redes sociais neste final de semana.
Já circula pela internet uma campanha com a paródia do slogan usado na campanha contra a divisão do Pará - “Não e Não: ninguém vai entrar sem vestibular” -, manifestando insatisfação com a decisão que permitiu a transferência.
A Uepa informou, por sua assessoria de imprensa, que vai acatar a liminar, mas entrará com recurso solicitando a suspensão da decisão. Procurado pela reportagem, Vic Pires Franco chegou a atender o celular, mas desligou quando o repórter se identificou. Valéria Pires Franco não foi localizada.
(Diário do Pará)

16 de dezembro de 2011

NOMEAÇÃO HEMOPA


DECRETO DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011
O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ EM EXERCÍCIO, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art.135, inciso III, da Constituição Estadual, e
Considerando os termos do Ofício nº. 469-AGESP/GAPRE, datado de 13 de outubro de 2011, da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará - HEMOPA;
Considerando que os candidatos abaixo relacionados foram aprovados e nomeados no Concurso Público C-124, mas não tomaram posse dentro do prazo previsto em Lei, conforme Processo nº. 2011/414875;
Considerando os termos do Parecer nº 1178/2011 da Consultoria Geral do Estado,
R E S O L V E:
Art. 1º Tornar sem efeito, com base nos termos do art. 22, § 3º, da Lei nº. 5.810, de 24 de janeiro de 1994, a nomeação dos relacionados no presente Decreto, os quais foram nomeados para exercer os cargos a seguir discriminados, com lotação na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará - HEMOPA.
CARGO: BIOMÉDICO/MARABÁ
MARA ELÍSIA SIMÃO SILVEIRA
CARGO: CONTADOR/BELÉM
DULCINEIA DA SILVA BENTO REIS
CARGO: FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO/BELÉM
IVANICE DO CARMO CARDOSO
CARGO: FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO/CASTANHAL
LUIZ WAGNER DE OLIVEIRA LIMA
CARGO: ODONTÓLOGO/BELÉM
HELENA BORGES PAIVA
CARGO: OPERADOR DE COMPUTADOR/CASTANHAL
SAMURAI CUNHA DA SILVA
CARGO: OPERADOR DE COMPUTADOR/MARABÁ
MAÍRA CARVALHO DE SOUZA
CARGO: OPERADOR DE COMPUTADOR/SANTARÉM
DARIO PEREIRA DE AGUIAR
CARGO: TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA/BELÉM
ANA CRISTINA DE SOUZA CABRAL
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO DO GOVERNO, 14 DE DEZEMBRO DE 2011.
HELENILSON PONTES
Governador do Estado em exercício

obrigatóriedades para oficinas mecânicas


                     L e i   n° 7.574, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011
Dispõe sobre a obrigatoriedade da fixação de quadro com os preços dos serviços prestados pelas oficinas mecânicas e afins no âmbito do Estado do Pará.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ estatui e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Ficam as oficinas mecânicas e afins, no âmbito do Estado do Pará, obrigadas a fixar quadro com os preços dos serviços prestados.
Parágrafo único. Consideram-se afins todos estabelecimentos comerciais que realizem reparos ou revisões em veículos automotores.
Art. 2º O quadro deverá ser afixado em local visível e de fácil acesso aos consumidores.
Art. 3º Os estabelecimentos que infringirem o exposto no art. 1º, ficam sujeitos a multa de:
I - 500 UFIR-Pa (Quinhentas Unidades Fiscais do Estado);
II - 1.000 UFIR-Pa (Mil Unidades Fiscais do Estado) em caso de reincidência.
Art. 4º (V E T A D O).
Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO DO GOVERNO, 14 de dezembro de 2011.
HELENILSON PONTES
Governador do Estado em exercício

Publicado o Edital do Concurso do INSS

1.500 Técnicos do Seguro Social e 375 Peritos Médico Previdenciário no INSS
Edital nº. 01 de abertura de inscrição:
O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, tendo em vista o Contrato celebrado com a Fundação Carlos Chagas torna pública a realização de Concurso Público para provimento de cargo de Perito Médico Previdenciário e Técnico do Seguro Social.
O Concurso visa a seleção de candidatos para provimento de 375 vagas para o cargo de Perito Médico Previdenciário e 1.500 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, do Quadro de Pessoal do INSS, distribuídas nas Agências da Previdência Social - APS.
A remuneração bruta inicial prevista corresponde ao valor do vencimento básico de R$ 4.536,53, acrescida da Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária - GDAPMP, que poderá alcançar o valor de R$ 4.230,40 e R$ 304,00 de auxílio alimentação, totalizando R$ 9.070,93. Já a remuneração bruta inicial prevista corresponde ao valor do vencimento básico de R$ 532,65, acrescida da Gratificação de Atividade Executiva - GAE, no valor de R$ 852,24, e também da Gratificação de Desempenho da Atividade do Seguro Social - GDASS, que poderá alcançar até R$ 2.808,00, além do auxílio alimentação no valor R$ 304,00, totalizando R$ 4.496,89.
Os candidatos aos cargos em Concurso ficarão sujeitos à carga horária de 40 horas semanais.
Das Inscrições:
  • As inscrições serão recebidas por meio do endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br no período das 10h do dia 19 de dezembro de 2011 até às 14h do dia 11 de janeiro de 2012, observado o horário de Brasília e nos Postos de Inscrição credenciados pela Fundação Carlos Chagas. Os Postos de Inscrição estarão em funcionamento no período das inscrições, em dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
As inscrições poderão ser prorrogadas por necessidade de ordem técnica e/ou operacional.
O candidato deverá efetuar o pagamento referente à inscrição no valor de R$ 61,70 para o cargo de Perito Médico Previdenciário e de R$ 51,70 para o cargo de Técnico do Seguro Social.
A partir de 16 de janeiro de 2012, o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas, se os dados da inscrição foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da Fundação Carlos Chagas, telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 10h às 16h (horário de Brasília), para verificar o ocorrido.
Das Provas:
Para o cargo de Perito Médico Previdenciário a seleção será realizada por meio de Provas Objetivas e de Títulos; para o cargo de Técnico do Seguro Social a seleção será realizada por meio de Provas Objetivas.
A aplicação das Provas Objetivas para o cargo de Perito Médico Previdenciário está prevista para o dia 12 de fevereiro de 2012, no período da manhã e para o cargo Técnico do Seguro Social, no período da tarde.
O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas munido de caneta esferográfica de material transparente de tinta preta, lápis preto nº. 2 e borracha.
A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente por meio de Comunicado a ser publicado no Diário Oficial da União e Edital de Convocação que estará disponível no site da Fundação Carlos Chagas e por meio de Cartões Informativos que serão encaminhados aos candidatos por correio eletrônico (e-mail). Para tanto, é fundamental que o endereço eletrônico constante no Formulário de Inscrição esteja completo e correto.
O Concurso Público terá validade de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do INSS.
Fonte: Diário Oficial da União

Uma noite muito especial para o Hospital Regional de Santarém

Elida visita a Casinha do Papai Noel
 
               A noite de ontem (14) foi muito especial para toda equipe do Hospital Regional e para a pequena paciente Élida Keila de apenas 03 anos.
Elida e seu pai na UTI do HRBA
         Élida é paciente da UTI Pediátrica do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, desde os seis meses de vida. Devido uma Neuromiopatia Flácida, Élida nasceu sem força muscular, ocasionando dificuldades para engolir, respirar e falta de coordenação motora. Acompanhada por uma equipe multiprofissional da UTI Pediátrica, a pequena Élida conseguiu grande evolução e hoje já interage com os profissionais, e dentro de suas limitações, corresponde aos estímulos mais comuns como sorrir, falar e brincar.
Chegando na Casinha do Papai Noel
            Motivados pela força de viver de Élida, os profissionais da UTI Pediátrica se mobilizaram para realizar seu grande sonho. Coordenados pela Dra. Valdenira Cunha, a equipe comprou vestido, presente, acessórios e conseguiu o apoio da Prefeitura Municipal de Santarém, através da Coordenação de Organização do Natal e do SAMU, para que a noite fosse mais que especial. Pela primeira vez desde que nasceu Élida saiu das dependências do hospital para ter contato com o mundo externo. E esse primeiro contato não poderia ser melhor. Élida visitou a “Casinha do Papai Noel” na Orla da Cidade. Todos os cuidados foram tomados. Uma equipe composta pela Dra. Valdenira, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta e outros profissionais acompanhou todo o processo de preparação da pequena paciente e o translado fora do hospital.
Elida recebeu uma boneca de presente
            Em sua chegada, muitas famílias que aguardavam na fila para entrar na Casinha foram surpreendidas com a visita tão especial. Élida chamou a atenção e emocionou a todos com o brilho dos seus olhos ao ver o Papai Noel. Recebeu presente, carinho e muito assédio de fotógrafos e da imprensa local. Em retribuição, Élida com seu jeito frágil e meigo distribuiu beijos, sorrisos e pequenos “tchauzinhos” que levaram às lágrimas a equipe que a acompanha há 03 anos.
Equipe do HRBA
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, a atitude dos profissionais do HRBA mostra o quanto é importante o comprometimento de todos com a humanização da assistência. “‎Não existe felicidade maior do que sabermos que fizemos a diferença na vida de alguém. Algo muito simples pra qualquer um de nós, que seria uma visita à Casinha do Papai Noel, ou um passeio na Orla da Cidade, para a Élida talvez tenha sido um dos momentos mais importantes da vida desta "pequena guerreira". Fazer parte desse momento é um privilégio. Parabéns à Equipe da UTI Pediátrica! Vocês deram um exemplo maravilhoso de compromisso e valorização da vida, princípios que devem nortear a assistência de todo profissional de saúde!”, afirma Hebert.