terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

HRBA realiza primeira Captação de Órgãos para Transplantes do Oeste do Pará


Primeira captação de órgãos para Transplantes do HRBA


A manhã da segunda-feira de carnaval, dia 20 de fevereiro, entrou para a história do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde,  por ter sido realizada a primeira captação de órgãos para transplantes na Região Oeste do Estado do Pará.
A doadora foi uma mulher de 40 anos que teve morte encefálica decorrente de um aneurisma cerebral. Ela deu entrada na UTI do HRBA, encaminhada pelo Hospital Municipal de Santarém, na última sexta-feira (17). A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional foi acionada pelos médicos intervencionistas da UTI do HRBA na manhã de domingo (19) para fazer a identificação de morte encefálica da paciente. Através exames neurológicos específicos, a confirmação foi dada segundo a avaliação de vários médicos de diferentes especialidades. Após a identificação, os membros da CIHDOTT, com acompanhamento de profissionais da assistência social e psicológica, comunicaram os familiares e receberam a autorização para realizar a doação dos órgãos.
Dr. Maurício Iasi durante procediemento
De acordo com os rígidos procedimentos de transplantes do Brasil, a equipe de médicos da Central de Transplantes do Pará só foi acionada após o cumprimento de todos os requisitos iniciais locais. Na noite de domingo a equipe formada pelos médicos cirurgiões, Dr. Maurício Iasi e Dr. André Rodrigues, Coordenador da Central de Transplantes do Pará, chegou à Santarém por volta de 20h para coletar material para exame de sorologia. Já na madrugada de segunda-feira, o resultado do exame confirmou a paciente como apta a ser uma doadora de órgãos.
Os médicos iniciaram o procedimento cirúrgico para retirada dos órgãos na manhã desta segunda-feira, acompanhados de vários médicos cirurgiões de Santarém, dentre eles o Dr. Erik Jennings, Neurocirurgião e Diretor Técnico do HRBA; Dr. Alberto Tolentino, Cirurgião e Coordenador de Urologia do HRBA; Dr. Emanuel Espósito, Nefrologista, Coordenador da Hemodiálise e da CIHDOTT do HRBA, e demais médicos, enfermeiros, e acadêmicos de medicina da UEPA.
Dr. André Rodrigues
Os principais órgãos como os rins, fígado, córneas e o coração, para retiradas das válvulas cardíacas, foram captados para beneficiar mais de oito pacientes da fila de espera por um transplante no Brasil. Segundo o Dr. André Rodrigues, Coordenador da Central de Transplantes do Pará, os rins e as córneas serão transplantados em Belém, o coração segue para Curitiba, e o fígado deverá seguir para São Paulo ou Fortaleza, de acordo com a Central Nacional de Transplantes (Brasília-DF). “Primeiro externamos nossas condolências aos familiares da doadora pela perda de um ente querido. Mas, também queremos confortá-los com a informação de que o ato de solidariedade que eles tiveram aqui em vai beneficiar mais de oito famílias pelo Brasil que vivem a luta por um transplante de órgãos. Depois queremos parabenizar a sociedade da Região Oeste do Pará por possuir um grande hospital e uma fantástica equipe de cirurgiões altamente capacitada para realizar procedimentos de alta complexidade”, destacou Dr. André.
Dr. Emanuel Espósito
Para o Coordenador da CIHDOTT, Dr. Emanuel Espósito, essa primeira captação é a comprovação de que o Hospital Regional está preparado para em breve realizar transplantes em Santarém e beneficiar diretamente os próprios pacientes locais. “Os primeiros transplantes que serão realizados aqui no Hospital Regional, no segundo semestre deste ano, serão os transplantes renais e os de córneas. Temos uma fila de espera por estes transplantes de aproximadamente 100 pacientes, principalmente pacientes renais que hoje fazem Hemodiálise aqui no HRBA e no Hospital Municipal de Santarém”, explicou Dr. Emanuel.
Dr. Erik Jennings
Segundo o Diretor Técnico do HRBA, Dr. Erik Jennings, a equipe da Central de Transplantes do Pará, ficou muito satisfeita com a estrutura do Hospital Regional e com a qualidade técnica dos médicos que acompanharam esta primeira captação de órgãos. “Sem dúvida temos uma equipe competente e altamente capaz de realizar em breve os transplantes em Santarém. Estamos trabalhando para cumprir com a programação de ampliação do número de leitos das UTI(s) que irão nos dar o suporte necessário para as grandes cirurgias, inclusive para as cirurgias cardíacas.”, enfatizou Dr. Erik Jennings.
Hebert (centro) em coletiva à imprensa
Para o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, que acompanhou todo o procedimento, a conscientização da população para o ato de doar é fundamental. “Hoje é realmente um dia muito especial. Primeiro quero agradecer a família da paciente doadora. Mesmo num momento difícil de perda, eles tiveram uma atitude de valorização da vida. A doação de órgãos representa esperança e vida para muitas pessoas que estão na lista de espera para transplantes. A implantação dos transplantes no HRBA é uma meta do Governo do Estado, através da SESPA. Depois não posso deixar de parabenizar nossa equipe pela demonstração de competência e qualidade. Sem isso, seria impossível viabilizarmos os procedimentos de Alta Complexidade que estamos implantando. O HRBA cresce a cada dia, tornando-se uma referência no Estado, e trazendo mais qualidade, segurança e humanização para a População do Oeste do Pará”, conclui Hebert.



Um comentário:

  1. Essa é uma notícia maravilhosa para nossa região. Parabéns à direção, médicos e enfermeiros do nosso HRBA. A população do Oeste do Pará agradece.

    ResponderExcluir