sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Jatene poderá voltar a Santarém após 9 meses


O governador-geral do Grão-Pará, Simão Jatene (PSDB), retornará a Santarém em março, 9 meses após a última visita, quando foi agraciado com a Medalha Cidade de Santarém no aniversário da cidade. A data ainda está por ser marcada. Esta será a sua primeira visita à "província rebelde" do Tapajós depois da refrega do plebiscito que polarizou o Pará, graças à campanha apimentada em favor do "não" protagonizada pelo também tucano Zenaldo Coutinho. Jatene será o segundo governador do Pará a participar de uma inauguração do Teatro Vitória, que está sendo reconstruído pelo Ministério Público Estadual, mediante convênio com a prefeitura.
Outdoor com que empresários receberam Jatene na sua
visita de junho do ano passado
O primeiro governador que desejou participar da inauguração do teatro santareno, em junho de 1896, foi Lauro Sodré que, devido a intrigas políticas do momento, preferiu mandar um deputado para representá-lo. Se algo parecido se repetir 116 anos depois, quem representará Jatene será o vice, Helenilson Pontes, o terceiro vice que o município dá ao Estado, desde o barão de Santarém, de 1865 a 1869 (Leia aqui).

O Teatro Vitória, depois de descaracterizado por sucessivos períodos de abandono e má utilização de suas instalações, está tendo a sua fachada recuperada pelo MPE, para servir de abrigo a quatro promotorias e outras locais de atendimento à população. Ali funcionarão também repartições municipais (Leia aqui sobre o Teatro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário