quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mototaxistas não querem novas vagas e cobram fiscalização



A notícia sobre a publicação do edital para a abertura de 380 novas vagas para mototaxistas não agradou tanto assim aos membros do sindicato da categoria e aos próprios permissionários do serviço em Santarém. Atualmente a frota de motos que oferta o serviço de transporte de passageiros no município é de 450 veículos. 

Essa modalidade de serviço foi criada no governo do ex-prefeito Lira Maia, sendo totalmente legalizado na gestão de Maria do Carmo. Desde sua criação, porém, por negligência do Poder Público, os trabalhadores legalizados que exercem essa profissão têm sofrido com a concorrência desleal praticada por pessoas sem nenhum conhecimento das leis de trânsito e sem a devida autorização do município para exercer a função. 

A falta de fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Transporte (SMT), permitiu que o serviço clandestino ampliasse seus domínios e se tornasse uma ameaça aos legalizados. Hoje, a frota circulante de motos transportando passageiros ilegalmente é superior àqueles que detêm o direito de concessão para prestar o serviço público legal. 

Para o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Santarém, Reinaldo Antonio, a oferta de novas vagas não irá resolver o problema do transporte de passageiros em motos, vai acabar prejudicando ainda mais a categoria. 

Para ele, o que precisa é ampliar a fiscalização contra aqueles que atuam na ilegalidade e coibir de maneira rigorosa quem estiver na clandestinidade. Os permissionários ameaçam fazer uma paralisação em protesto à proposta da Prefeitura em oferecer mais vagas para o serviço. 

O secretário municipal de Transporte, Sandro Lopes, por sua vez, explica que foi feito um amplo estudo de viabilidade que definiu a quantidade de vagas a serem ofertadas.

A previsão é que o edital seja publicado nos próximos dias, mesmo sob o protesto do sindicato dos mototaxistas, que exige mais fiscalização contra os clandestinos.

Foto: Jeso Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário