sábado, 3 de março de 2012

Aprovados em 14 concursos ainda na espera


Asconpa fará protesto na SEAD no próximo dia 13 de março

Mesmo com a promessa de publicação de um cronograma com as contratações para 2012, a Secretaria de Estado de Administração (Sead) ainda não apresentou o documento, solicitado pela Associação dos Concursados do Pará (Asconpa). Enquanto a entidade denuncia atraso nas nomeações de 14 concursos que vencem no ano de 2012, a Sead alega que as contratações dos aprovados nos certames estão sendo feitas dentro do prazo máximo para o procedimento, que é de quatro anos. As secretarias do governo do Estado tinham prazo até o dia 10 de fevereiro para o envio das demandas de cada órgão para que, então, a Sead fizesse a tabulação dos dados e montasse um cronograma de chamamento. A titular da Sead, Alice Viana, diz que não há como montar uma agenda com cada data para nomeação, já que a secretaria depende da demanda dos demais órgãos. Contudo, ela garante que as convocações serão feitas dentro do prazo. O próximo certame a expirar é o da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), que vence no mês de abril. A secretária assegura que já está pronto o decreto de contratação, bem como os atos de nomeação.
No ano de 2012 vence o prazo de quatro anos para contratação dos aprovados em 14 concursos públicos no Estado, o que leva a Asconpa a intensificar a campanha pela convocação dos concursados, que somam cerca de 3.600, de acordo com contagem da entidade. Já na contagem da Sead, são 2.790 concursados a serem empossados. No próximo dia 14, a Asconpa deverá se prostrar em frente à sede da Sead para cobrar celeridade no processo de nomeação.
A principal reivindicação da Asconpa é pela elaboração de um cronograma com as contratações dos servidores no decorrer do ano, de acordo com o prazo de vencimento, já que os certames foram realizados durante o ano de 2008. O maior deles foi para o provimento de vagas na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com um total de 2.500 vagas, segundo o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida. Destes, 1.690 são pedagogos, aprovados para o cargo de técnico em educação, para trabalharem como coordenadores pedagógicos. "O restante das vagas são de outras secretarias, como para a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública). As vagas são para enfermeiros, auxiliares, técnicos e outros", afirmou o presidente, listando outras áreas que estão com convocações pendentes, como Fundação Curro Velho e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Blog dos Concursados

Nenhum comentário:

Postar um comentário