quarta-feira, 14 de março de 2012

Concursados exigem a divulgação do cronograma de nomeações no Estado


Os concursados não convocados do governo do Estado realizaram na manhã de ontem um ato público em frente à Secretaria de Estado de Administração (Sead), no bairro da Batista Campos, para protestar contra a demora na divulgação do cronograma de nomeações prometido pela titular da pasta, Alice Viana, no dia 27 de janeiro deste ano. De acordo com a categoria, a secretária teria se comprometido em entregar, após o último dia 10 de fevereiro, um calendário de convocações dos aprovados, sobretudo no caso dos 14 concursos que vencem este ano.
Pelas contas da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), 3,6 mil classificados aguardam as nomeações. Já a Sead informa que o número de aprovados na lista de espera é de 2.790 pessoas. Alice Viana, mesmo em reunião, sinalizou ontem, por meio de sua chefia de gabinete, que está disposta a novamente conversar com os concursados. Uma agenda foi marcada para a semana que vem, mesmo sem a definição da data.
"Desde 10 de fevereiro estamos aguardando uma posição da secretária. Porém, até agora, ela não nos apresentou o cronograma. Já se passaram 30 dias e nada do calendário. Será muito difícil que Estado contrate os 3 mil aprovados pendentes em menos de um ano", afirma o presidente da Asconpa, Emílio Almeida. Ele diz que a incongruência dos números de convocados está no fato de a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) e a Defensoria Pública terem realizado chamamentos nos últimos dias.
"Estas pessoas, no entanto, ainda não ingressaram. Elas ainda estão na fase de entrega de documentos. Ao todo, são 19 concursos que ainda faltam convocações", assegura, enfatizando que somente a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) vai empregar 1,6 mil técnicos em educação. Almeida assegura que o governo do Estado nomeou nove mil temporários somente no ano passado. "E apenas nos primeiros dias deste mês foram realizadas 127 contratações de temporários", assegura.
A chefe de gabinete da Sead, Solange França, afirmou que nem todas as secretarias cumpriram os prazos estabelecidos pela secretária Alice Viana, para encaminharem a necessidade de convocação de suas pastas. "Por conta disso, houve um atraso na elaboração do cronograma de nomeações. Até o presente momento, ainda não recebemos retorno de todos os órgãos da administração estadual", conta.
Solange solicitou à direção da Asconpa que encaminhasse um pedido formal de reunião com a secretaria. Almeida acatou a petição de Solange, e prometeu acampar na porta da Sead, caso não seja cumprida a agenda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário