quarta-feira, 7 de março de 2012

Santarém ganha unidade do Pro Paz Integrado


Será inaugurado nesta quinta-feira, 8, a partir das 17 horas, o Pro Paz Integrado Baixo Amazonas, em Santarém. Já confirmaram presença o vice-governador do Estado, Helenilson Pontes; a coodernadora do Pro Paz, Izabela Jatene, entre outras autoridades. Com a implantação do projeto, o município receberá atendimento especializado no combate à violência contra crianças e adolescentes. A nova unidade do Pro Paz Integrado vai funcionar no antigo prédio da DEAM/Santarém. No espaço, serão oferecidos de maneira integral, serviços médico, psicossocial, perícia e de defesa social.
O projeto tem como objetivo promover atendimento integral, interdisciplinar e de qualidade às vítimas e suas famílias em um só espaço, evitando assim a revitimização. O Pro Paz Integrado oferece acolhimento psicossocial especializado; garante os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva; previne DST’s/Aids e gravidez decorrente de estupro, através de medidas profiláticas, nos casos detectados até 72 horas; também interrompe a gravidez decorrente de violência sexual, conforme a legislação.
Atualmente, o projeto conta com um polo de atendimento na Santa Casa de Misericórdia do Pará, e outro no Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”. Com a implantação em Santarém de mais uma unidade, o serviço começa a ser descentralizado. A previsão é também implantar mais cinco polos de atendimento em outros municípios do Estado. O formato implantado pelo Governo do Estado se tornou referência nacional, de acordo com o Ministério da Saúde.
O Pro Paz Integrado funciona através de uma rede de enfretamento, em parceria com vários órgãos governamentais e não governamentais. Com um centro de referência, fica mais fácil de denunciar. Só no ano passado, de janeiro a dezembro de 2011, as duas unidades do Pro Paz Integrado em Belém,  atenderam 1.180 casos de violência sexual. Este ano, só no mês de janeiro, já foram registrados 130 casos.
Pro Paz Mulher
A novidade do Projeto em Santarém é o atendimento especializado à mulher, através do Pro Paz Mulher. O projeto, que vai funcionar no mesmo espaço, terá o mesmo formato de atendimento integral, sendo que o psicossocial será direcionado para os Centros de Referência. A iniciativa é um procedimento inovador instituído pelo Governo do Estado, que tem como missão realizar um atendimento integrado à mulher vítima de violência, garantindo assim a assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, garantindo ainda  políticas públicas de proteção e fortalecendo a lei Maria da Penha.
Serviço:
Endereço: Avenida Sérgio Henn, no. 70, bairro: Interventoria. CEP: 68.250-250.
Atendimento: Segunda a Sexta de 7 as 19 horas.

Agência Pará de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário