sexta-feira, 9 de março de 2012

Vice-governador inaugura unidade do Pro Paz Integrado em Santarém


O vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, acompanhado da coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, inauguraram na tarde desta quinta-feira (8) a primeira unidade do Pro Praz Integrado, para o atendimento da mulher, criança e adolescente, em Santarém. A unidade integrada oferecerá ao município atendimento especializado no combate à violência contra a criança, o adolescente e mulher, com serviços médicos, psicossocial, perícia e de defesa social.
Para a coordenador do Pro Paz, Izabela Jatene, este é o começo do processo de descentralização. “Para a criança e o adolescente nós só tínhamos este atendimento em Belém e no que se refere ao atendimento à mulher, este é o primeiro do Pará e Santarém é o primeiro município a recebê-lo”, ressalta Izabela.
O atendimento especializado visa evitar o processo de revitimização que normalmente acomete as pessoas que já tiveram os seus direitos violados quando são atendidas pelo serviço público. “Buscamos pelo Pro Paz Integrado colocar no mesmo espaço o atendimento psicossocial, assistencial, atendimento médico, atendimento pericial e o atendimento na área da segurança pública em um único lugar. Dentro da unidade os fluxos são independentes, pois apesar de aparentemente os serviços estarem no mesmo espaço, existe o fluxo da mulher e o fluxo da criança e do adolescente, onde a integridade de cada uma são resguardadas”, afirma a coordenadora.
Em discurso, o vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, disse que esse é um desafio histórico que nenhum outro governo enfrentou. “Esta unidade integrada não é apenas um prédio e sim um espeço de humanização. O Pro Paz está cumprindo com o seu desafio em todo o Estado, levando os direitos mais básicos ao cidadão”, afirmou o vice-governador, que ainda ressaltou: “Este é o início de grandes investimentos que o Governo do Estado tem para Santarém”, revela.
Questionado sobre como a unidade integrada do Pro Paz poderá ajudar na segurança pública do Estado, o secretário de segurança pública, Luiz Fernandez, também presente no evento, afirmou: “por determinação do governador Simão Jatene, a segurança pública é prioridade para o governo. Acredito que o melhor trabalho é o de prevenção. Esta é a única forma de reduzir a violência e a criminalidade”. Acompanhando a inauguração estiveram também os deputados estaduais Alexandre Von e Nélio Aguiar, vereadores do município e outras autoridades locais.
Serviços
No Pro Paz Integrado serão oferecidos os serviços de acolhimento psicossocial especializado, que garantem os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva. Também haverá a prevenção de DST’s/Aids e gravidez decorrente de estupro, através de medidas profiláticas, nos casos detectados até 72 horas; ou nos casos de violência sexual, conforme a legislação. Para as mulheres vítimas de violência, o Pro Paz Mulher terá também atendimento integral, sendo que o psicossocial será direcionado para os Centros de Referência.
A previsão é também implantar mais cinco polos de atendimento em outros municípios do Estado. O formato implantado pelo Governo do Estado se tornou referência nacional, de acordo com o Ministério da Saúde.
Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário