sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Prefeitura de Santarém desiste de asfaltar praia após protesto de moradores

Obra de pavimentação na praia de Jacundá, em Alter do Chão, região turística de Santarém
Obra de pavimentação na praia de Jacundá, em Alter do Chão, região turistica de Santarém



A rotina de uma praia eleita no passado a melhor do Brasil foi alterada por um acontecimento inusitado: a prefeitura iniciou o asfaltamento de uma rua que desembocaria no rio em Alter do Chão, encobrindo a areia. Após protestos de moradores, a obra foi suspensa.
A vila, no município de Santarém, é um dos principais pontos turísticos do Pará e foi eleita em 2009, pelo jornal britânico "The Guardian", a melhor do Brasil. 



O asfaltamento teve início na praia do Jacundá anteontem de manhã e foi cancelado no mesmo dia pela administração municipal.
Uma camada inicial de asfalto foi aplicada, mas, de acordo com a prefeitura, não chegou até a areia, restringindo-se apenas à rua que dá acesso à praia.
A areia passou, no entanto, por terraplenagem, que prepara o terreno para a aplicação do asfalto. Em sinal de protesto, alguns dos 7.000 moradores fincaram cruzes no local.
O objetivo da prefeitura era fazer uma rampa para facilitar o embarque e desembarque de barcos e lanchas.
Após a repercussão negativa da obra, a prefeita Maria do Carmo (PT) decidiu suspendê-la. Ela diz que não tinha visto o projeto e não sabia que seria aplicado asfalto na praia.
"O problema foi que eu não discuti com a comunidade antes, portanto eu tenho que pedir desculpas mesmo. Graças a Deus que eles [os moradores] fizeram barulho, se não talvez eu tivesse cometido um dos maiores deslizes do meu governo", afirmou.
A prefeita diz que vai estudar agora uma nova forma de construir a rampa, sem aplicação de asfalto. 
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário