terça-feira, 9 de outubro de 2012

O STF DECIDE: JOSÉ DIRCEU É CULPADO E ESTÁ CONDENADO POR CORRUPÇÃO



Está confirmado: o mensalão existiu, foi comandado por José Dirceu e usado para garantir no Congresso para comprar apoio ao governo Lula

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de decidir que o governo Lula (2003-2010), por meio da atuação do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), comandou um esquema criminoso para a compra de apoio político no Congresso.

Os ministros entenderam que Dirceu, com o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, e o grupo do empresário Marcos Valério, cometeram corrupção ativa ao esquematizar o desvio de recursos públicos que, misturados a empréstimos bancários fraudulentos, foram utilizados para a compra de parlamentares. O objetivo era garantir a aprovação de matérias de interesse do Executivo na Câmara dos Deputados, como a reforma da Previdência. 

Alguns ministros apontaram que isso fazia parte de um projeto de permanência no poder e expansão do PT. Participaram desse acerto com os petistas integrantes do PP, PTB, ex-PL (atual PR) e PMDB.

O esquema foi revelado pela Folha em 2005, em entrevista do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), dando origem ao principal escândalo do governo Lula e provocando uma CPI no Congresso.

Para ler mais, http://www1.folha.uol.com.br/poder/1166808-maioria-do-supremo-condena-jose-dirceu-por-mensalao.shtml  

Nenhum comentário:

Postar um comentário