quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pesquisa Bilhetim: Zenaldo na dianteira


O blog "Bilhetim", assinado pelo mestre em ciência política Edir Veiga, publicou ontem (16) a primeira pesquisa sobre o 2º turno da eleição na capital do Pará, cujos resultados se colam abaixo:
pesqbel
Os números ratificam uma afirmação que sempre faço sobre eleições de 2º turno: o eleitor não espera orientações partidárias para tomar a sua decisão e a maioria, por força do estreitamento das opções, se remete ao candidato que mais lhe agrada pessoalmente.
Essa regra de comportamento torna um mero ritual (quando muito flertes eventuais visando governabilidade posterior) a praxe de labutar apoios formais de partidos ou candidatos que não lograram passagem para a finalização do pleito.
Ao eleitor não importa se o PSDB fechou com o PP ou PPS, se o PSOL fechou com o PDT ou o PT, ou se o PMDB não fechou com ninguém: isso tudo não passa de uma pantomima cujo substrato é 99% material para propaganda eleitoral e notícia para a imprensa.
Ou alguém acredita que os 11,0% de indecisos, que poderia até reverter o resultado apanhado no momento da pesquisa, está esperando a indicação de algum líder carismático?

Nenhum comentário:

Postar um comentário