quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Alepa realizará Audiência Pública para debater precariedade do Aeroporto de Santarém

Deputado Nélio Aguiar solicitou audiência, que será realizada no dia 26, em Santarém
Nélio Aguiar
A Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) promoverá no próximo dia 26, audiência pública em Santarém para debater a precariedade do Aeroporto do município Maestro Wilson da Fonseca. A audiência pública, uma iniciativa do deputado Nélio Aguiar, está marcada para iniciar às 15:00h na Câmara Municipal de Santarém. Será a primeira vez que a Comissão de Transportes da Alepa  irá a Santarém debater um problema da comunidade local.
No requerimento para realização da audiência pública o parlamentar santareno alega que apesar da cidade de Santarém, no Oeste do Pará, ser um grande polo de turismo da Amazônia, o desconforto tem sido a lembrança principal para mais de 461 mil passageiros que utilizam o Aeroporto de Santarém durante todo o ano. “Os passageiros não tem nenhum conforto, é uma calor insuportável, falta inclusive cadeiras para a sala de espera. Então, queremos chamar os governo do Estado e Federal, através da Infraero, enfim, todos os órgãos envolvidos para deixar claro, que não queremos indústria de chaminé para nossa cidade, mas sim garantir o desenvolvimento do turismo sustentável, que é a nossa maior vocação, mas que para isso necessitamos de infra-estrutura adequada”, defendeu o parlamentar.
Nélio Aguiar disse que não há mais condições de se pensar em reforma ou ampliação para a atual estrutura do aeroporto da  cidade. “Lamentavelmente hoje o Aeroporto Internacional de Santarém se encontra em precárias condições com instalações físicas, inadequadas para que seja realizada de maneira correta os trabalhos e atender a todos os usuários com satisfação. Assim, em decorrência do grande volume de passageiros, faz-se necessária e urgente a construção de um novo prédio para atender os passageiros com conforto e segurança no aeroporto”, defende o parlamentar.
Descentralização: Nélio Aguiar disse, ainda, que Santarém ainda se ressente de uma administração estadual mais descentralizada por parte dos órgãos do Governo do Estado. “É de suma importância trabalhar de forma integrada em todo o Pará como forma de garantir o desenvolvimento do turismo. Não temos a presença da Paratur de forma efetiva no nosso Município trabalhando para transformar nosso potencial turístico em grandes pólos, a exemplo do que ocorre em outros estados brasileiros como Ceará e Amazonas”, disse.
Nélio Aguiar lembrou ainda que hoje é um grande absurdo  que Alter do Chão ainda não tenha saneamento e turistas e moradores da vila tenham que conviver com esgotos a céu aberto”, denunciou.
Na concepção do parlamentar, Santarém precisa de um aeroporto moderno com salas de embarque e desembarque amplas e confortáveis, construção de um estacionamento de veículos com maior capacidade, sala vip, restaurantes, instalações adequadas para atender aos deficientes, mais equipamentos de raio X e pontes de acesso a aeronave, entre outros.
 Fonte: RG 15/O Impacto e Kátia Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário