22 de novembro de 2012

NOVO ENDEREÇO

AVISO AOS LEITORES E ADMIRADORES DO MEU BLOG, QUE A PARTIR DE HOJE ESTAREI POSTANDO EM OUTRO DOMÍNIO OU SEJA OUTRO ENDEREÇO.

AGRADEÇO PELA PREFERÊNCIA E PEÇO DESCULPA POIS O OUTRO SITE ESTÁ EM FASE EXPERIMENTAL, E ESTAMOS NOS APERFEIÇOANDO COM O MODELO DE BLOG.

ACESSE:


www.blogdobetinho.com

20 de novembro de 2012

Von defende emendas para obras em Santarém a partir de 2013


Foto: J. Nascimento/O Estado do Tapajós

O prefeito eleito Alexandre Von participa hoje, 20, e amanhã, quarta-feira, 21, em Brasília, de reuniões com a bancada parlamentar do Estado do Pará no Congresso Nacional. Alexandre estará em contato com os deputados federais e senadores para definição das emendas ao Orçamento Geral da União para o exercício do ano de 2013.

Von visitará, também, os gabinetes dos parlamentares para garantir a apresentação de emendas individuais que assegurem recursos para o Município de Santarém em diversas áreas, principalmente: infraestrutura (urbana e rural), saúde, educação, turismo e esporte e lazer.(texto: assessoria de transição)/Estado do Tapajós

Advogados conseguem liminar na justiça favorecendo os candidatos aprovados no concurso da PM

Lenilson de Assis e Ivonaldo Alves
Os advogados Ivonaldo Alves e Lenilson de Assis são recentes advogados atuando no meio jurídico de nossa cidade e já de cara conseguiram liminar na justiça através de mandato de segurança impetrado contra  DANIEL BORGES MENDES - COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ, a liminar concedida determina que o comandante geral da PM receba os exames médicos dos candidatos aprovados que não apresentaram no prazo estipulado no edital, sendo que muitos exames são feitos até fora do estado, e o prazo foi considerado pelo magistrado como excesso de formalismo que acabou prejudicando muitos candidatos.

A medida liminar pleiteada, para que autoridade coatora conceda o prazo de 10 (dez) dias para a apresentação dos exames, sob pena de multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais), em caso de descumprimento, até o limite de R$ 10.000,00 (dez mil reais), valor a ser pago em favor do impetrante.

Ivonaldo Alves e Lenilson de Assis obtiveram êxito em treze MANDADO DE SEGURANÇA que alega o direito liquido e certo dos candidatos.


Deficiência no transporte escolar

O vereador Valdir Matias Júnior (PV) ao fazer uso da Tribuna, denuncia e pede providências para solucionar a deficiência no transporte escolar na região do planalto santareno, que segundo ele, está prejudicando os estudantes.  

Matias Junior informa que recebe constantemente lideranças comunitárias, inclusive de Samauma região do Ituqui, próximo a Igarapé Açu. Relata o vereador que lá, os alunos do ensino médio já estão há uma semana sem comparecer às aulas, por falta do transporte escolar.  

Com aparte de seus pares Jailson do Mojui (PSDB) e Ivete Bastos (PT), o vereador Valdir Matias disse que tomou conhecimento de que o problema está na falta de repasse de recurso financeiro do governo estadual, para o pagamento do transporte escolar. 

O vereador Erasmo Maia (DEM), também em aparte informa que providências estão sendo tomadas junto ao governo estadual, para que ocorro o repasse do recurso à gestão municipal e o pagamento em atraso seja efetuado. 

A vereadora Marcela Tolentino (PDT), que também aborda o assunto na Tribuna, pede a Mesa Diretoria da Casa, que viabilize um encontro entre as comissões de transporte e educação da Casa de Leis, com representantes dos governos do estado e município, para que seja dada solução ao problema.
Fonte: PMS

18 de novembro de 2012

FESTA DA COLHEITA

A dez anos os produtores Joaquim de Lira Maia, Reginelson, Nei, Rui e Alberto (Pinto), realizam a Festa da Colheita, a mesma é uma forma de agradecer a Deus pela produção durante o ano.

Alberto Sá, Reginelson, Lúcia, Lira Maia, Nei e Rui

Henderson Pinto, Lira Maia e Nei Santana




Josiane e Lúcia Maia

Júlio Tapará e Paula Silvana

17 de novembro de 2012

Enlace Matrimonial de Rudinelis e Mara

Aconteceu nesta sexta feira dia 16 de novembro o casamento do casal Rudinelis e Leide Mara, foi na igreja de Santo Antonio em Mojuí dos Campos e logo após o casal recepcionaram os convidados no Clube Recreativo Planalto - São José (Loteamento Planalto BR 163).

'Deus mudou o teu caminho até juntares ao meu. E guardou a tua vida, separando-a para mim. Onde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, pousarei eu, o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus" (Rute 11-16).



O casal com Lira Maia e esposa Lúcia Maia

Gerônimo Pinto e esposa


Josiane Maia, Cristina e Sales

Cristina Maia Costa, Betinho e esposa

Domingos Irismar e esposa Maria José Maia

Henderson Pinto e esposa Darléia

Clóvis Estrada e esposa Paula Silvana

Azival Duarte e esposa Fátima  Maia

Betinho e esposa com o casal Rudinelis e Mara

Chico Lira e esposa Rosa com o casal

Antonio Vinhote com esposa Conceição

Cid Cella e esposa Jardilene  com o casal

Evaldo Costa Maia  e esposa Ana com o casal

Nilson e esposa

Juliana, Nara, Josiane e Marilia

Reginelson Sá Maia e esposa com o casal

Sales e  esposa Cristina com o casal

Walber Leão e Karine Costa

Manoel Lira e esposa com o casal

Domingo e esposa com o casal

Sabá e esposa Maria com o casal

Edilberto Sá e esposa com o casal


Erasmo Maia e esposa com o casal


14 de novembro de 2012

Câmara discute melhoria do transporte coletivo em Santarém


O encontro contou com a participação de estudantes de escolas públicas e de universidades, além de representantes do Setrans.


Câmara discute melhoria do transporte coletivo em Santarém
O Setrans quer reajuste na tarifa de ônibus
Santarém - A Câmara Municipal de vereadores realizou na tarde de ontem (13), uma sessão especial para discutir a melhoria do transporte coletivo em Santarém. O encontro contou com a participação de estudantes de escolas públicas e de universidades, além de representantes do Setrans.

Por meio de cartazes, com frases de reivindicação como: “Sou estudante, sou radical, quero ‘busão’ na federal. Rotas já!”, estudantes manifestaram a insatisfação com o serviço oferecido atualmente pelas empresas de ônibus na cidade.

A reivindicação foi motivada após o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Santarém e Belterra (Setrans) ameaçar paralisar os serviços, caso não haja reajuste nas passagens.
A solicitação por melhoria nas estruturas dos ônibus foi unânime entre os estudantes. “Queremos que renove a frota que amplie a frota. Que construam algo diferente para o transporte público de Santarém”, destacou o representante dos estudantes da UFOPA, Hudson Melo.

Os estudantes pedem também que as rotas dos ônibus sejam alteradas: “não há o transporte público na frente dessas instituições, os nossos alunos tem que andar cinco quarteirões para pegar um ônibus, isso todos os dias”, afirma o aluno do IFPA, Carlos Fernando.

Simultaneamente à reivindicação dos estudantes, os empresários do setor de transporte solicitaram o reajuste na tarifa. “A gente acha que é necessário nós termos esse reajuste para a gente poder continuar se mantendo no mercado”, completa Washington do Vale do Setrans.

O presidente da Câmara, José Maria Tapajós considera justo o pedido dos estudantes, e concorda que para haver aumento é preciso que haja melhoria nos transportes. “É uma reivindicação justa que os representantes das instituições de ensino superior estão fazendo. Nós temos que cobrar duas coisas, ruas com trafegabilidade segura como também, o transporte coletivo com uma frota que possa oferecer segurança e conforto para o usuário”, finaliza.

Redação notapajos com informações de Ronilma Santos

Aprovada Lei que regulamenta as cinquentinhas

Com o aval do procurador Jurídico da Câmara, advogado José Olivar e parecer favorável da 2ª Comissão e da Comissão de Transporte, foi aprovada por unanimidade a Lei de autoria do vereador Henderson Pinto (DEM), que regulamenta os ciclomotores (as chamadas motos cinquentinhas), no município de Santarém.  
 
De acordo com o autor da Lei, após a aprovação a prefeita Maria do Carmo Martins Lima, tem 15 dias para sancionar e obviamente apresentar o decreto de regulamentação do serviço. 

"o certo é que precisamos de imediato rever toda essa situação, para que o serviço seja implementado de forma emergencial e que venha atender os mais de cinco mil proprietários de ciclo motores, que precisam regularizar a sua situação perante o município", esclarece Henderson.  

Segundo o parlamentar, nesta quarta-feira, 14/11/2012, ele vai estar reunido no Ministério público, a convite da promotoria, para que a Câmara apresente a proposta que foi aprovada e a partir daí, "siga um acordo, para que se resolva de uma vez por todas a situação dos ciclo motores no município de Santarém", observa. 

Henderson diz estar feliz por ter a camara provado por unanimidade o seu projeto, "reconhecendo a necessidade da regularização desse serviço em Santarém, assim o Legislativo municipal está fazendo a sua obrigação e cumprindo com o seu papel, de fiscalizar e ordenar o nosso trânsito", define.
Fonte: CMS

13 de novembro de 2012

BRASIL: DIABETES MATA MAIS QUE TRÂNSITO E AIDS



As mulheres são as principais vítimas e responderam, em 2010, por 30,8 mil mortes contra 24 mil entre os homens

Dados do Ministério da Saúde, divulgados hoje, indicam que 54 mil brasileiros morreram em 2010 em decorrência do diabetes. Isso significa que a doença matou quatro vezes mais do que a aids (12 mil óbitos) e superou o total de vítimas de trânsito (42 mil) no país.

A pasta alertou que o total de mortes provocado pelo diabetes é ainda maior quando se considera que a doença age como fator de risco para outras enfermidades, como câncer e doenças cardiovasculares.

Em 2010, o diabetes esteve associado a 68,5 mil mortes, o que totaliza cerca de 123 mil mortes direta e indiretamente. De 2000 a 2010, a doença foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil, enquanto a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,8 casos para cada 100 mil habitantes.

As mulheres são as principais vítimas e responderam, em 2010, por 30,8 mil mortes contra 24 mil entre os homens. Em 2000, 20 mil mulheres morreram por causa do diabetes, ante 14 mil homens. A faixa etária com o maior número de mortes, em 2010, é acima dos 80 anos, totalizando 15,7 mil. O número mais que dobrou quando comparado ao ano 2000, quando 6,7 mil mortes foram notificadas na mesma faixa etária.

Para ler mais, http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-13/diabetes-mata-mais-que-aids-e-transito-no-brasil  

Deputados Nélio Aguiar e Alexandre Von homenageiam Emir Bemerguy na Alepa



Deptado Estadual Alexandre Von
O poeta e escritor Emir Bemerguy, que morreu nesta terça-feira (13), teve sua trajetória lembrada durante sessão na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). O deputado Nélio Aguiar (PMN) destacou na tribuna a relevância que o escritor tem no cenário cultural do município e solicitou um minuto de silêncio em respeito ao santareno, que faleceu aos 79 anos, vítima de infecção generalizada causada por uma pneumonia.
Emir Bemerguy nasceu em Aveiro, mas viveu em Santarém
Deputado Estadual Nélio Aguiar
 onde casou e teve quatro filhos. "Ele também foi meu professor do renomado Colégio Dom Amando e deixou seu conhecimento para centenas de alunos ao longo dos anos", disse Nélio Aguiar. Emir é também autor do livro Coisas de Santarém-Santarencices' lançado recentemente pelo Instituto Cultural Boanerges Sena.
O Dep Alexandre Von solicitou a mesa diretora a nomeação de uma comissão externa da Assembleia Legislativa, formada pelos deputado Nélio Aguiar, Alexandre Von e Antonio Rocha, para prestar homenagens ao escritor Emir Bemerguy que está sendo velado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.


Morre o poeta Emir Bemerguy

O poeta e escritor santareno Emir Bemerguy morreu na manhã desta terça-feira (13), aos 79 anos.

Emir Bemerguy estava internado no Hospital Unimed. 

O seu estado de saúde era grave. 

O poeta respirava com a ajuda de aparelhos e estava sob os cuidados do neurologista Luís Rodolfo Carneiro Filho.

Emir Bemerguy nasceu em Fordlândia e era casado com Berenice.

Emir e Berenice, 51 anos casados - exemplo de muito amor!

12 de novembro de 2012

Emater elabora diagnóstico em comunidade atingida por vendaval em Santarém



Por: Iolanda Lopes*

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em Santarém, oeste do estado, estão na comunidade do Tabocal, na BR-163, para a realização de um diagnóstico junto às 80 famílias que foram afetadas por um vendaval ocorrido no último dia 09 de outubro. O fenômeno não causou vítimas. As perdas foram apenas materiais.

O diagnóstico já consegue identificar que pelo menos 40% da produção de hortaliças na comunidade, que é pólo de produção, foi comprometida. Algumas residências tiveram as estruturas abaladas e foram destelhadas, mas, cinco famílias tiveram a perda total de suas casas. A ideia é garantir o acesso desses agricultores familiares ao Crédito Emergencial no valor de 12 mil reais.

Segundo Dorivan do Vale, técnico da Emater, a situação que tem sido tratada como prioritária, também está sendo acompanhada pela Defesa Civil de Santarém e a câmara de vereadores do município. Ainda segundo dados da Emater, não se tem informações de outro fenômeno dessa natureza que tenha atingido qualquer comunidade em Santarém.

Para o acesso ao crédito a Emater, já elaborou os projetos que deverão ser financiados via Banco da Amazônia. Os projetos devem ser internalizados junto ao agente financeiro até o final desta semana. “Esperamos a liberação dos recursos o quanto antes. Nossa expectativa é que até o começo de dezembro estejamos retomando as atividades no Tabocal”, completou Vale.

*Jornalista - Assessora de imprensa da Emater/Pará





NOTA DO BLOG:

A Câmara Municipal de Santarém está sendo representada pelo vereador Erasmo Maia, que desde o início esteve apoiando os comunitários que sofreram perdas materiais com o vendaval que aconteceu na comunidade de Tabocal, Erasmo intermediou o apoio junto a Prefeitura de Santarém.

Vereador agradece votação

O vereador Reginaldo Campos foi reeleito com 3.281 é o vereador que obteve a  maior votação na zona urbana do município, foram 3.150 votos e no interior foram apenas 131 votos.
O PSB partido de Reginaldo foi o último que integrou a coligação vitoriosa de Alexandre Von prefeito de Santarém
Convenção PSDB 

Alexandre Von e Maria do Carmo reúnem na Prefeitura de Santarém

Prefeita em fim de mandato e Prefeito eleito apresentaram equipes que cuidarão da transição do governo


Equipe de Von reuniu com equipe de Maria do Carmo
O Prefeito eleito de Santarém, Alexandre Von e sua equipe de transição, reuniram na tarde desta segunda-feira, dia 12, com a prefeita Maria do Carmo e equipe, no Palácio Jarbas Passarinho, sede da Prefeitura de Santarém.
Na ocasião, o assunto foi o processo de transição do governo municipal, quando, na ocasião, os dois políticos apresentaram suas equipes à imprensa.
As duas equipes de transição ficarão encarregadas de elaborar um relatório detalhando toda situação da administração pública. Alexandre Von quer saber sobre a atual situação financeira da Prefeitura de Santarém, principalmente com relação às contas municipais perante o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), além dos contratos com permissionárias e concessionárias dos serviços públicos.
Outros pontos importantes como contratos de obras, execução de serviços, contas a pagar e recursos em caixa também devem constar nesse relatório.
A reunião foi amigável e outros encontros ainda acontecerão entre as duas equipes até o final do mandato de Maria do Carmo à frente da Prefeitura de Santarém.
Fonte: RG 15/O Impacto

Homem morre no meio da rua em Santarém


Antenor passou mal morreu a caminho do hospital. Seu corpo ficou jogado em uma calçada

Um homem morreu na manhã desta segunda-feira (12) no bairro Uruará, quando estava a caminho do hospital.
Trata-se do pedreiro Antenor Ferreira da Silva, 61 anos, que morava naquele bairro.
De acordo com os parentes, ele passou mal em casa com dificuldades respiratórias e, após ligarem várias vezes para o SAMU sem ter retorno, a família decidiu conduzi-lo ao hospital, mas a caminho ele não teria resistido.
Os familiares que estavam com ele o retiraram do carro e colocaram na calçada em frente a uma drogaria para tentar reanimá-lo, o que não deu certo.
A Policia Militar foi acionada para a área e o corpo do pedreiro estava no local até o início desta tarde aguardando remoção pelo Instituto Médico Legal.
Fonte: RG 15/O Impacto e Daniele Gamboa

Santareno lança o livro "Roteiro de uma vida"

Gumercindo Rebelo, Estemir Vilhena, Erasmo Maia e Heriberto Santos
O Santareno Estemir Vilhena da Silva  residente em Camburiú - Santa Catarina estará  lançando seu livro denominado de "Roteiro de uma vida", o evento será no ás 19 hs do dia 20 de novembro no Museu João Fona.
Estemir foi árbitro de futebol em Santarém nos anos de 1957 à 1963, saindo de Santarém fez parte do quadro de árbitragem da Federação Gáucha de Futebol, hoje retorna a Santarém para lançar seu livro e conta com apoio da Academia de Letras e Artes de Santarém.