quarta-feira, 6 de setembro de 2017

IV FÓRUM INTERMUNICIPAL INTEGRADOR PARÁ - SANTARÉM


Aconteceu nesta terça feira (5) de setembro o IV Fórum Intermunicipal Integrador Pará sediado em Santarém, o evento contou com a participação de diversos municípios da região do  Baixo Amazonas, aconteceram diversas palestras com tema voltado para prefeituras, secretarias públicas, contadores, advogados empreendedores, estudantes e demais profissionais com interesse no registro mercantil e ao licenciamento de empresas no Pará. O objetivo do Fórum além de promover a integração é esclarecer e tirar dúvidas sobre os novos procedimentos para abertura, alteração e baixa de empresas a partir da integração, que torna mais célere e menos burocrática a tramitação dos processos.
Santarém tem sido um caso de sucesso onde na oportunidade a senhora Maria Josilene Lira Pinto, Secretária Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças mostrou alguns dados que já fizeram a diferença  no município, em Santarém foi iniciado a primeira fase do integrador em 02/02/2016 e foram analisadas 1.546 viabilidades de constituição e 2.127 de alteração de empresas totalizando 3.673 somente no exercício de 2016 e em 2017 foram 1.089 de constituição e 1.3459 de alteração somando 2.488 até  agosto do corrente ano.
Na segunda fase do integrador o município iniciou a análise do alvará em 25/05/2017, e dos 846 processos de alvará tramitando, 346 encontram -se com pendências que devem ser sanadas pelo empresário, 38 em andamento, 339 processos não analisados pois trata-se de alteração  e alvarás finalizados 123 desde maio do ano corrente. Santarém ainda está analisando somente os processos de constituição, em  breve estará também analisando os processos de alteração das empresas.
Em Santarém análise da viabilidade é realizada pela secretária de finanças  e CHDU que responsável pela análise prévia do local onde o empresário pretende exercer atividade,  Josilene Pinto  explicou que em Santarém ainda serão feitos alguns ajustes nos  procedimentos para emissão do alvará no integrador.

 A Secretária de Gestão de Santarém finalizou enfatizando a importância do envolvimento e comprometimento dos servidores da prefeitura e da JUCEPA para que pudéssemos ser um CASE DE SUCESSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário