domingo, 15 de setembro de 2019

Estudantes de Administração visitam a Sala do Empreendedor

Nesta sexta-feira (13), estudantes do curso de Administração, do 2º e 8º períodos do Centro Universitário da Amazônia (Unama), coordenado pela professora Márcia Cristina Ximenes, visitaram a Sala do Empreendedor, programa da Prefeitura de Santarém, que conta com apoio do Sebrae, para legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
A turma com aproximadamente 15 alunos foi recepcionada pela  titular da Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), Josilene Pinto. Os acadêmicos conheceram as instalações da Divisão de Cadastro Imobiliário (DCI);  Divisão de Atendimento ao Contribuinte (DAC); Núcleo Técnico de Licitações e Contratos (NTLC); Procuradoria Jurídica Fiscal e Dívida Ativa e Divisão de Fiscalização Tributária (DFT). Eles tiraram dúvidas sobre atualização de cadastro imobiliário; formalização de Microempreendedor Individual; impostos municipais como IPTU, ITBI, ISSQN, taxas de Alvará; adesão do município na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim); processos licitatórios; pregão eletrônico, dentre outros assuntos.
“Oportunizamos aos alunos um momento de não só vivenciar a teoria que eles vivem na universidade, mas vivenciar a prática. Explicamos para eles como funciona todo o processo de arrecadação tributária e de que forma é feito esse gerenciamento. O mais interessante é que eles estavam perguntando o tempo todo e nós esclarecemos os assuntos da melhor maneira para que saíssem daqui sabendo como funciona a gestão pública municipal, relacionada a arrecadação e compras governamentais”, explicou Josilene Pinto.
Para a estudante do curso, Carla Patrícia, além de sair do ambiente da sala de aula, o momento contribuiu para visualizar novas perspectivas de mercado. “Muitos assuntos foram esclarecidos. Esse contato só vem somar com tudo que a gente tem aprendido em sala de aula para colocarmos em prática logo mais nesse mercado profissional que está nos aguardando. É um aprendizado que vai agregar valor e nós ficamos satisfeitos com o resultado”, disse.

A professora Márcia Cristina conta que a atividade visa proporcionar experiência, conhecimento e troca de ideias. “Hoje, tivemos a oportunidade de conhecer o contexto da administração pública municipal que trouxe, entre outras informações, o conjunto de obrigações tributárias, as relações com o contribuinte, os benefícios fiscais, entre outros. Pude perceber que os alunos ficaram impactados positivamente com a oportunidade e cada vez mais apaixonados pela profissão de administrador”, destacou.

Gleicy Lira Agência Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário