terça-feira, 12 de novembro de 2019

Novembro Azul: Servidores municipais participam de palestra sobre prevenção e cuidados com a próstata

Fazendo parte das ações programadas pela Prefeitura de Santarém por conta da campanha Novembro Azul, uma palestra, realizada nesta terça-feira (12), voltada prioritariamente ao público masculino, teve como objetivo informar aos servidores a importância da prevenção e cuidados com a próstata. 
Organizada pela Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), a palestra foi ministrada pelo urologista Alberto Tolentino, na área externa do Palácio Senador Jarbas Passarinho (sede do Executivo Municipal). Na ocasião, os servidores presentes tiveram a oportunidade de conversar com o médico e tirar dúvidas sobre prevenção, causas, sintomas e o tratamento do câncer de próstata.
O médico ficou honrado com o convite sobre um tema da mais extrema importância. Segundo Tolentino, esse tipo de campanha só engrandece e fortalece a saúde pública do município.
"O mais importante é o homem entender que a prevenção é o melhor caminho e o nosso papel é conscientizá-lo. Nós temos que agradecer as mulheres, são elas as principais responsáveis por fazer os homens procurarem o consultório do médico urologista. São as esposas que levam os maridos, são as filhas que levam os pais, para que eles possam fazer o preventivo de uma doença que quando avançada causa dores terríveis, daí a importância de prevenir porque se for diagnosticado numa fase inicial há chance de cura", explicou.
De acordo com a titular da Semgof, Josilene Pinto, assim como o Outubro Rosa, a campanha Novembro Azul tem um alto grau de importância e deve ser levada a sério. "Fizemos esse encontro para darmos orientações e informações aos servidores da Prefeitura para que eles se informem mais sobre o câncer de próstata, se conscientizem, procurem o devido atendimento médico e mantenham sua saúde em dia fazendo os exames de rotina, ou seja, fazendo a prevenção. É importante destacar que o servidor em gozo de saúde tem melhor desempenho no trabalho. É de suma importância levantar essa bandeira de orientação e valorização da saúde do nosso servidor", destacou Josilene.

Para o servidor Marcelo Spinola, gestor de redes da Prefeitura, o mais importante é a informação. "Eu ainda não estou dentro da idade necessária para fazer o exame de próstata, mas quando chegar o tempo certo farei o exame, sem nenhum tipo de preconceito. É importante se cuidar, é importante querer estar bem até porque tudo melhora em nossa vida. A prevenção é importante, o cuidado é importante e a informação é fundamental", reiterou.
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Gleicy Lira Agência Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário