terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Vereador quer escola com nome de Wilde Dias da Fonseca


VEREADOR ERASMO MAIA ( DEM) ,   anunciou que estava encaminhando a Mesa Executiva, projeto de lei de sua autoria para tramitação legal na casa, solicitando do Executivo a “Dar Denominação a ESCOLA MUNICIPAL construída na Avenida Paulo Maranhão esquina da Travessa Luiz Barbosa no Bairro Caranazal.” Em sua justificativa o vereador Líder do DEM, disse que O professor, escritor, compositor e maestro Wilde Dias da Fonseca era pesquisador da história de Santarém e fez parte da Academia Santarena de Letras. Dororó, como era conhecido pelos amigos, também apresentou programas de televisão e escreveu um dos mais conhecidos livros sobre a história de Santarém, o "Santarém: Momentos Históricos", que reúne relatos, fotos e pesquisa sobre a cidade. Rico em informação e grande estudioso em nosso município, conhecido e respeitado por todos na arte de escrever e compor. Ao lado do irmão, Maestro Isoca, Wilde Dias da Fonseca, o 'Dororó' fundou em 1963 a orquestra filarmônica Professor José Agostinho, uma das maiores representações da música santarena. Graças ao idealismo do maestro e de outras personalidades da época, a banda que para ele era a 'menina dos olhos' se manteve por mais de trinta anos.
Dotado de lembranças e conhecimentos que lhe apresentava como a memória viva de Santarém, o músico de diversas faces compartilhou seu conhecimento por muito tempo, através do programa 'Santarém Coisas Nossas', um espaço para a divulgação da arte e da cultura santarena. Foi de autoria dele um dos livros mais completos em dados sobre Santarém, o livro: 'Santarém Momentos Históricos', muito usado nas escolas de ensino fundamental e médio em nossa região como um dos livros de fontes de pesquisas sobre os fatos importantes e históricos de nossa municipalidade.
A presente solicitação é das mais corretas e justas, para que possamos mesmo de forma singela, eternizar um cidadão que plantou e edificou raízes culturas e poesias em nosso município elevando e divulgando as belezas naturais, nossa gente e riquezas de Santarém para fora daqui.
O professor e maestro Wilde Fonseca era uma pessoa muito alegre, determinada, perseverante, ativa, batalhadora e permanecerá sempre viva nas nossas lembranças, pois tinha uma presença muito marcante com sua maneira de agir, de pensar e resolver as situações, por mais difíceis que pareciam, sabia administrar de forma ponderada e harmoniosa.
Os familiares e demais pessoas que a conheciam, têm a certeza que sua estrela continua a brilhar de maneira forte e iluminada, pois em sua vida, era assim que se manifestava. Daí nossa intenção de preservar sua memória, dando a demoninação na Escola acima mencionada. Por ser justo peço aos meus Ilustres Pares a aprovação do presente Projeto de Lei Ordinária, finalizou o vereador justificando os propósitos de sua solicitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário