Edmilson Rodrigues lidera com 30% das intenções de voto
Na primeira rodada de pesquisa encomendada pelo Jornal O Liberal ao instituto Vox Populi, o candidato Edmilson Rodrigues lidera a corrida pela Prefeitura de Belém, seguido pelo candidato tucano, Zenaldo Coutinho.
Na pesquisa espontânea - quando não são apresentados os nomes dos candidatos -, os entrevistados responderam a seguinte pergunta: ‘Se a eleição para prefeito de Belém fosse hoje, em quem você votaria?’. O candidato do PSOL Edmilson Rodrigues recebeu 30% das intenções de voto. Zenaldo Coutinho aparece com 10% das menções dos eleitores de Belém. Em seguida vêm José Priante (7%), Arnaldo Jordy (4%), Anivaldo Vale (2%), Jefferson Lima (2%) e Alfredo (1%). Os outros candidatos não somaram 1% das menções.
Votos brancos/nulos somaram 7% das intenções e 37% dos entrevistados não sabem ou não responderam à pergunta.
Estimulada - Na pesquisa de intenções de voto estimulada, os pesquisadores apresentaram os nomes dos candidatos à Prefeitura de Belém e fizeram a seguinte pergunta: ‘Se a eleição para prefeito de Belém fosse hoje, em qual destes candidatos você votaria?’
Edmilson Rodrigues mantém a liderança, com 37% das menções. Zenaldo Coutinho (PSDB) aparece com 15%; José Priante (PMDB) soma 11% das intenções; Arnaldo Jordy (PPS) tem 5% das menções; Jefferson Lima (PP) aparece com 4%; seguido de Anivaldo Vale (PR) com 2%; e Alfredo (PT), também com 2%. Leny Campelo (PPL) não somou 1% das menções dos eleitores. Marcos Rego (PRTB) e Sérgio Pimentel (PSL) não foram citados pelos entrevistados.
Votos brancos/nulos somam 7% das respostas e 17% dos entrevistados afirmaram que não sabem ou não responderam à pesquisa.
Rejeição - Quando perguntados sobre em qual(is) candidato(s) não votariam de forma nenhuma, 13% dos entrevistados mencionaram o candidato Edmilson Rodrigues; 9% o candidato José Priante; e 8% Arnaldo Jordy. Anivaldo Vale e Jefferson Lima tiveram 7% de rejeição, cada um. Quatro em cada dez eleitores (4%) afirmaram que não votariam em Alfredo e outros 4% em Zenaldo Coutinho.
Sérgio Pimentel teve 2% de rejeição. Leny Campelo e Marcos Rego aparecem com 1% das menções, cada. Dezesseis porcento dos entrevistados disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos enquanto que 6% não votariam em nenhum deles. Os que não sabem ou não responderam somam 22%.
Outros dados da pesquisa você confere na edição deste domingo (26) de ‘O Liberal’.
Amostra - O instituto Vox Populi entrevistou 800 eleitores em Belém, entre os dias 22 e 23 de agosto de 2012. A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-00046/2012.
Redação Portal ORM
Falaram em mim?
ResponderExcluirhttp://zenaldokencoutinho.blogspot.com/
Me apresento com exclusividade