30 de janeiro de 2012

Parazão 2012: Classificação (Após 5.ª rodada)

27 de janeiro de 2012

Terçadadas

Jovem é encontrado morto na comunidade de São Raimundo da Palestina

Um rapaz de 22 anos foi encontrado morto na manhã de ontem (26) na comunidade São Raimundo da Palestina, na rodovia Santarém Curuá-Una. Ediney Oliveira Carvalho foi achado no mato com cortes no pescoço e na cabeça.
De acordo com o pai, José Carvalho, o rapaz teria saído de casa para vim a Santarém na noite da última quarta-feira(25). "Ele tinha ido buscar os documentos dele, certficado militar, tirar título de eleitor e carteira de trabalho, mas não chegou em casa mais”, conta.
A bicicleta que o jovem estava foi encontrada a poucos metros do corpo debaixo de uma mangueira.
Moradores da comunidade,onde o homicídio ocorreu, contaram que Ediney fazia uso de bebida alcoólica e que momentos antes do crime estaria embriagado. A família desconhece que o rapaz estivesse envolvido em brigas na comunidade.
Uma equipe do perícia esteve no local para realizar o procedimento. A polícia investiga o caso.
Fonte: Blog do Xarope

25 de janeiro de 2012

Baixando a maioridade penal


A PEC que antecipa para 16 anos a maioridade penal no Brasil já está pronta para a votação no plenário. A matéria é um dos assuntos mais polêmicos do Senado. Toda vez que um crime bárbaro cometido por menores alarmou o país a imputabilidade do menor voltou ao debate.
O texto chegou ao plenário na redação proposta pelo senador Demóstenes Torres, que já foi procurador da Justiça e secretário de Segurança Pública de Goiás. Para ele, um jovem entre 16 e 18 anos tem plena capacidade de identificar o ato criminoso.
Apesar de antecipar a maioridade penal, a proposta esclarece que os jovens cumprirão pena em local distinto dos presos maiores de 18 anos e “terão a pena substituída por medida socioeducativa, desde que não estejam incursos em crimes inafiançáveis”.

Vagner Love já é do Mengão



Para alegria da Nação Rubro-Negra, o Artilheiro do Amor está de volta ao Mengão Maior do Mundo, nos informa o Lancenet.com:
CSKA aceita valores e Vagner Love acerta com Flamengo
"Em um reunião que durou horas na Rússia, o vice de finanças Michel Levy conseguiu convencer o presidente do CSKA, Yevgny Giner, a liberar o atacante Vagner Love para o Flamengo. O dirigente aceitou os valores oferecidos e o jogador assinará contrato com o Rubro-Negro.
A cúpula de futebol do Flamengo está reunida desde o início da manhã desta terça-feira em prol da negociação com o CSKA. Desde cedo os dirigentes alimentavam a esperança de que o Artilheiro do Amor iria voltar à Gávea.
Antes de começar o Campeonato Brasileiro, o Flamengo ofereceu uma proposta pelo atacante, mas os russos não aceitaram. O clube não insistiu, mas deixou a possibilidade de voltar a fazer força no início deste ano.
No início deste ano, o Rubro-Negro enviou uma proposta de 6 milhões de euros (cerca de R$ 13,7 milhões), parcelados em cinco anos, o que foi considerado inadequado pelos dirigentes do CSKA. Após a perda do apoiador Thiago Neves para o Fluminense, o Flamengo aproveitou a verba para investir na contratação de Love, um dos desejos da torcida e da presidente Patricia Amorim."

Maria quer disputar o Senado


Maria teria comunicado ao PT que vai disputar a vaga do senado nas próximas eleições.
Isso coloca um freio no deputado Beto Fato, que vinha até então navegando em águas tranquilas com sua pré candidatura.


Fonte Blog do Bacana

Projetos de leis dos Códigos serão lançados dia sete de fevereiro.



Serão lançados no próximo dia sete de fevereiro, os projetos de leis dos códigos de Obras, de Postura, Parcelamento Uso e Ocupação do Solo, enviados pelo Poder Executivo à Câmara. A definição da data do lançamento ocorreu em meio à importante reunião, presidida pelo vereador Emir Aguiar (PR), realizada na manhã desta terça-feira, na sala das Comissões do Poder Legislativo, com a presença dos vereadores (as); o procurador Jurídico da Casa de Leis José Olivar, advogado Oti Santos; diretor administrativo da Câmara Raimundo Sales e a Imprensa Local.

O lançamento será para toda a sociedade civil organizada, com a participação de palestrantes tanto do Legislativo, quanto do Executivo, que vão dar informações detalhadas à população sobre os três projetos de leis dos Códigos.

Ao término da reunião, vereador Emir Aguiar esclareceu que os três projetos já estão disponibilizados no site da Câmara, (www.camaradesantarem.pa.gov.br), para que todos os cidadãos santareno possam acessar e consultar.

Outra definição tomada na reunião, segundo Emir Aguiar é que no dia 31 de janeiro (terça-feira), a reunião será com os técnicos da prefeitura, da Secretaria de Planejamento, que elaboraram os projetos dos Códigos, quando dúvidas vão ser esclarecidas.

Primeira audiência pública 

Na reunião desta terça- feira, 24/01/2012, foi agendada a primeira audiência pública para o dia seis de março, quando vai estar em pauta o Código de Postura, a partir daí vão ser programadas novas audiências públicas para discussões dos outros dois códigos de Obras e Parcelamento Uso e Ocupação do Solo, que vão ocorrer sempre às terças-feiras, dia em que a Câmara reserva para as sessões especiais e tribunas livres. 

Cabral coordena grupo de trabalho  

Na reunião o procurador Jurídico da Câmara, advogado José Olivar, indicou seu colega de trabalho também advogado Edibal Cabral, para dar direcionamento às atividades de um grupo de trabalho constituído para encaminhar estratégias de realização de todos os eventos, relacionados aos Códigos. O advogado Oti Santos ficou como secretário desse grupo. Olivar vai ser o coordenador geral dos estudos e acompanhamentos do processo de tramitação e discussão.
O advogado José Olivar entende ser necessária a participação da sociedade na discussão dos projetos, para que eles sejam aprovados de acordo com o interesse público e “de acordo com a Constituição Federal, para o bem do município de Santarém”, define.
A previsão, segundo o procurador Jurídico da Câmara, é de que no primeiro semestre do ano de 2012, todo o cronograma de trabalho seja concluído. “Até porque há interesse da população que esses projetos sejam aprovados, dentro dos parâmetros definidos na Lei”, observa. Olivar informa que vão ser examinado artigo, por artigo e proposições dos projetos dos códigos, para que sejam aprovados de acordo com o interesse da socieade.

Os projetos de Leis dos Códigos de Obras, de Postura, Parcelamento Uso e Ocupação do Solo, já estão disponibilizados no Site da Câmara www.camaradesantarém.pa.gov.br No dia sete de fevereiro, vão estar disponíveis todos os meios para que o cidadão santareno, possa oferecer sugestões.

Presenças na reunião  


Na reunião realizada na manhã desta terça-feira, 24/01/2012, na sala das Comissões que discutiu estratégias de lançamento e audiências públicas dos projetos de Leis Código de Obras, de Postura e Parcelamento Uso e Ocupação do Solo, foram registradas as presenças dos vereadores: Emir Aguiar (PR) – vice presidente da Câmara (que presidiu a reunião); Mauricio Corrêa e Gerlande Castro (PSD); Erasmo Maia e Henderson Pinto (DEM); Ivete Bastos e Carlos Jaime (PT); Valdir Matias Júnior (PV); Marcela Tolentino (PDT), o procurador Jurídico José Olivar; advogado Oti Santos; diretor administrativo da Câmara Raimundo Sales e a Imprensa local.  
ASCOM CMS

24 de janeiro de 2012

Em reunião com a Asconpa, secretária garante que vai nomear todos os concursados


O presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, avaliou como bastante produtiva, a reunião, realizada na manhã desta terça-feira, 24, com a Secretária de Administração do Estado, Alice Viana, para tratar das nomeações dos aprovados em concursos públicos promovidos pelo governo do Estado.
Ao todo, 14 concursos, homologados em 2008, perdem a validade este ano, com cerca de 3.600 aprovados aguardando chamada.Entre estes concursos, estão o C-119, promovido pela Defensoria Pública; o C-122, da Susipe; o C-123, do Detran; o C-124, do Hemopa; os concursos C-125, C-126 e C-130, promovidos pela Seduc; o C-127, do Ideflor; o C-128, da Sejudh; o C-129, da Sedect (atual Secti); o C-131, da Sespa; o C-132 promovido pela Seel; o C-133, da Sepaq; e o C-144, promovido pela Jucepa.
Na reunião, Alice Viana também garantiu aos concursados que, além dos aprovados dentro do número das vagas ofertadas, serão também convocados os candidatos apenas classificados, queocuparão as vagas abertas em decorrência de nomeações tornadas sem efeito.
Para comprovar que está tomando providências quanto aos prazos, a secretária entregou ao presidente da Asconpa, cópias de todos os ofícios, enviados no último dia 18 de janeiro, aos titulares dos órgãos em que há concursos públicos vencendo em 2012, solicitando aos mesmos cronograma de nomeações, estabelecendo como prazo para entrega das informações, o dia 1o de fevereiro próximo.
Além das cópias destes ofícios, foram entregues aos concursados, planilha detalhada dos concursos, contendo prazos de validade e número de concursados que serão chamados.
Além das nomeações, os concursados fizeram questão de deixar resgistrado na reunião, as excessivas contratações de temporários para os órgãos do governo, em especial para a Sespa.
Apesar de satisfeito com o resultado da reunião, o presidente da Asconpa, deixou claro que "o que vale mesmo é a nomeação dos concursados, por isso vamos acompanhar os encaminhamentos para que se cumpra cada palavra dita pela secretária na reunião”.

19 de janeiro de 2012

Reunião


Dias 3 e 4 de fevereiro haverá a primeira reunião do diretório estadual do PT fora da capital.
Será em Santarém com a presença do Ministro Alexandre Padilha e de Zé Dirceu.
Padilha vai inaugurar também uma UPA em Capanema e Tucuruí, aproveitando sua estadia no estado.

16 de janeiro de 2012

Hospitais conveniados ao SUS devem paralisar suas atividades a partir de amanhã


Segundo o Sindespa os hospitais conveniados a rede publica podem paralisar suas atividades a partir de amanhã, por conta do pagamento ainda não efetuado referente aos meses de novembro e dezembro, que a Sesma deve pagar ao Sindespa.

Os hospitais privados credenciados ao SUS são responsáveis por cerca de 60% de todos os atendimentos realizados diariamente na rede pública, de acordo com o vice-presidente do sindicato, Breno Monteiro. "Estamos em uma situação muito complicada, porque não estamos pedindo um favor, mas reivindicando um direito. Não queremos penalizar a população, mas sem as verbas previstas, não temos condições de manter as equipes e efetuar a compra de material para os procedimentos cirúrgicos. Com quase três meses de atraso, sem o pagamento, a continuidade da prestação do serviço de saúde é incerto e pode ser suspenso ainda esta semana". 

O que eles disseram


O que eles disseram

"Foi apenas uns estalinhos, um beijo e depois a gente se agarrando debaixo do edredon"
Daniel, do BBB12, negando que tenha estuprado Monique, na madrugada de sábado para domingo, enquanto ela dormia bêbada.

"Será que eu tava tão louca que eu não lembro de alguma coisa?"
Monique, cheia de dúvidas.

"Eles supostamente transaram. Não rolou [estupro]."
Boninho, o diretor do programa, cheio de certezas.

Suposto estupro no BBB12 gera polêmica


Na edição de ontem do “BBB12”, que colocou Analice e Jakeline no primeiro paredão do programa, o apresentador Pedro Bial e os participantes não comentaram o suposto caso de estupro entre Daniel e Monique. O caso teve grande repercussão durante todo o dia nas redes sociais. No Twitter, a hashtag #danielexpulso passou o dia inteiro entre os tópicos mais comentados.

A cena dos dois embaixo do edredon foi editada e exibida em poucos segundos e não mostrou suposto abuso do carioca. Até às 13h deste domingo as cenas podiam ser vistas no “YouTube”, mas foram tiradas do ar a pedido da Globo. As cenas já haviam sido retiradas do site da “Globo.com” mais cedo.

Depois da primeira festa na casa, os dois foram para baixo das cobertas. Era possível perceber uma movimentação contínua de Daniel enquanto Monique pouco se mexia.

No papo entre o apresentador Pedro Bial e os participantes, Monique respondeu que o envolvimento entre os dois foi “só um lance”. Depois, ela disse ter se arrependido da escolha.

José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, disse não ter considerado o caso um estupro. “Eles supostamente transaram. Não rolou [estupro]”, disse em entrevista ao blog do jornalista Daniel Castro, do R7. (Diário do Pará)

Polícia Civil recebe novas viaturas


Delegado Rilmar Firmino entrega chave da viatura ao delegado Silvio Birro

Delegado Rilmar Firmino entrega chave ao delegado Silvio Birro
No último sábado, dia 14, a Superintendência de Polícia Civil do Baixo Amazonas, tendo à frente o delegado Gilberto Aguiar, foi contemplada com novas viaturas, tipo L200, que serão utilizadas nas delegacias de Santarém, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre e Alenquer, cidades que fazem parte da Superintendência. No total foram 8 viaturas entregues, sendo cinco caracterizadas e três brancas.
Para fazer a entrega das viaturas, estiveram em Santarém o delegado geral adjunto da Polícia Civil do Pará, Rilmar Firmino e, o delegado do interior, Silvio Maués.
A solenidade de entrega das viaturas aconteceu no sábado à tarde e contou com a presença de todos os delegados e funcionários da Superintendência do Baixo Amazonas. De acordo o delegado Rilmar Firmino, esta renovação da frota faz parte das ações de investimento em infraestrutura das delegacias. “Isso faz parte do programa do governo do Estado para a área de segurança. Nós já temos aqui na região a reforma das delegacias, da unidade Pró-Paz, a construção da unidade integrada de Mojuí dos Campos e também a construção da unidade integrada de Alter do Chão”, disse Rilmar Firmino.
Delegado Silvio Maués entrega chave ao delegado Nelson Silva
O superintendente Gilberto Aguiar explicou que estava surgindo dificuldades para desenvolver os planos de ação em Santarém e região. “Nós estávamos com alguns municípios que não possuíam viaturas e outros com viaturas já antigas, então, a chegada dessas viaturas vão dar um ânimo, um gás maior aos municípios para as operações”, declarou Gilberto Aguiar.
Há informações, também, que o Governo do Estado estará entregando ainda nesta semana 16 novas viaturas para a Polícia Militar de Santarém, que deverão ser utilizadas no combate às criminalidade em Santarém e cidades que fazem parte do 3º BPM.
Fonte: RG 15/O Impacto

Programa NAVEGAPARÁ continua com inscrições abertas para Monitor


Secti - PA seleciona 17 monitores para infocentros do Navegapará:
Atuar no atendimento ao público no espaço dos infocentros é a principal função dos 17 selecionados no cadastro de reserva de monitores para os infocentros do Programa Navegapará. Os candidatos selecionados receberão bolsas, com duração de 12 meses, concedidas pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq), no valor de R$ 241,50.
A prioridade foi dada a moradores dos municípios que já dispõem de infocentros, mas estão sem monitores, como Ananindeua, Barcarena, Belém, Rondon do Pará, Santa Bárbara do Pará, São João de Pirabas, Santarém e Tailândia. Este é o primeiro resultado do processo de seleção, realizado em regime de fluxo contínuo. Dessa forma, o edital ficará aberto por um tempo maior e os selecionados serão convocados de acordo com a necessidade dos infocentros. As inscrições ainda podem ser feitas até às 14h do dia 13 de janeiro de 2012.
Para participar da seleção, os interessados devem ter entre 16 e 28 anos, morar na comunidade na qual o infocentro será instalado, ter concluído ou estar cursando o ensino médio, ter conhecimento em informática básica e disponibilidade de seis horas diárias, entre outros requisitos. Mais informações (91) 4009-2540.

15 de janeiro de 2012

Tabela Campeonato Paraense


Tabela de classificação

Taça Cidade de Belém

 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Cametá31100211100.0
2 Tuna Luso31100211100.0
3 Remo31100101100.0
4 São Francisco1101011033.3
5 São Raimundo1101011033.3
6 Independente0100112-10.0
7 Paysandu0100112-10.0
8 Águia0100101-10.0

14 de janeiro de 2012

São Francisco e São Raimundo voltam à campo

Um clássico que estava adormecido volta a agitar a cidade de Santarém. Após mais de uma década afastado do futebol profissional, o São Francisco retorna à elite do futebol paraense e tem a primeira apresentação já em grande estilo, reeditando o clássico da região tapajônica contra o São Raimundo.

Enquanto isso, o Pantera só fez crescer, ganhou títulos e até “roubou” parte da torcida rival.

Desde a subida do Leão santareno, a cidade de Santarém respira o clássico Rai-Fran.

Após boas campanhas na “Segundinha” e na primeira fase do Parazão, o Leão de Santarém volta para tentar reconquistar seu espaço no futebol do Estado e do município.

A base do elenco do São Francisco para a fase principal do estadual foi mantida. Tanto que cinco jogadores devem permanecer como titulares: os laterais Sidvan e Maurian, o volante Diego Carioca e os atacantes Ricardinho e Rodrigão.

O técnico Osvaldo Monte Alegre selecionou 19 jogadores para o clássico de hoje. A expectativa é tanta que o treinador do só irá revelar a onzena titular nos vestiários, momentos antes da partida.

Já do lado do Pantera, o momento é de respirar fundo e tentar esquecer os problemas extra-campo. O maior receio de alguns diretores é de que a instabilidade política do clube possa desestabilizar o plantel. Por isso, durante a pré-temporada a equipe viajou, desde o último dia 4, a Belterra, de onde só voltou ontem, pronta para disputar o Rai-Fran. (Diário do Pará)

Governo garante em acordo ajuste salarial a servidores públicos de Belém


O esforço do governo do Estado em garantir, por meio do diálogo, que os salários dos servidores públicos não sejam corroídos por perdas decorrentes da inflação e vantagens não pagas no tempo devido, resultou na manhã desta sexta-feira (13) no fechamento de um acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Município de Belém, que garante um ajuste salarial de 12%, a ser pago em parcelas mensais ao longo de três anos. A primeira parcela, equivalente a 4%, já será incorporada aos salários de março deste ano, beneficiando servidores públicos da capital, incluindo ativos, aposentados e pensionistas.
Realizada na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a reunião contou com as participações da secretária de Estado de Administração, Alice Viana, do procurador Geral do Estado, Caio Trindade, e de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Belém. A secretária mostrou aos sindicalistas as planilhas comprovando que parte do ajuste solicitado já havia sido incorporado aos salários dos servidores.
O procurador Caio Trindade destacou a importância do diálogo entre o governo e a sociedade. “É importante essa abertura que o governo estadual tem para a negociação. Isso foi demonstrado em 2011 e prossegue neste ano. Essa é uma determinação do próprio governador Simão Jatene, uma vez que a reposição salarial dos servidores é uma preocupação deste governo”, ressaltou.
Leandro Borges, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Município de Belém, declarou que o acordo satisfaz às expectativas da categoria, e destacou o compromisso do atual governo com o funcionalismo público. “Foi uma vitória para todos nós o ajuste de 12%, diante da justificativa técnica que nos foi apresentada. Demonstra a sensibilidade do governador nesta situação e nos tranquiliza quanto ao êxito de todo o processo deste acordo”, reiterou.
Dívidas – Em janeiro de 2011, quando o governador Simão Jatene tomou posse, encontrou uma dívida referente a vantagens salariais que totalizava R$ 52 milhões. Esse montante, que incluía perdas salariais de Planos de Cargos e Salários, Adicional por Tempo de Serviço, ajuste do 13º salário, entre outros benefícios, já começou a ser recuperado. Ainda em 2011, o governo pagou R$ 20 milhões, e o restante deverá ser quitado até o final de 2013.
“A recuperação do saldo restante será ao longo deste e do próximo ano. Mas tão importante quanto quitar essa dívida é não deixar que ela volte a acontecer. Por isso, reajustamos os salários em 6,31% e 6,86% acompanhando o índice da inflação de abril de 2010 a abril de 2011, para que não houvesse novas perdas salariais”, explicou a secretária Alice Viana. O ajuste salarial, que beneficia cerca de 60% do funcionalismo público, gerou um acréscimo de R$ 11,5 milhões na folha de pagamento.
As perdas salariais também motivaram a ação movida em 1999 pelo Sindicato, que solicitava um reajuste de 22,45% nos salários dos servidores públicos da capital. O resultado da ação saiu em maio do ano passado, dando ganho de causa aos trabalhadores. Ao Estado coube pagar uma dívida de cerca de R$ 40 milhões.
O atual governo acatou a decisão judicial, mas precisava administrar outro problema: o valor devido extrapola o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Hoje, mesmo diante da obrigatoriedade de cumprir a ação judicial, o governo não tem autorização e nem disponibilidade financeira para cumprir, de uma só vez, o estabelecido pela ação.
Para evitar maiores danos e garantir o compromisso assumido com o funcionalismo, o governo promoveu o diálogo com o sindicato, a fim de encontrar uma forma de viabilizar o pagamento do percentual, conforme a decisão judicial, mas sem colocar o Estado em uma situação de desobediência à Lei de Responsabilidade Fiscal. O resultado foi o acordo, benéfico para ambas as partes.

Secretaria de Saúde apura morte de mulher e trigêmeos em Santarém


Secretário Emanuel Silva mandou instaurar inquérito para apurar mortes

Emanuel Silva
“Filho, ela volta, mas não agora”. A frase encerrou a entrevista que Regildo Lira Freire, de 33 anos, atualmente desempregado, deu ontem ao DIÁRIO, no bairro Nova República, em Santarém. Na quarta-feira, a mulher dele, Meicilane de Souza Freire, de 26 anos, grávida de trigêmeos, morreu no corredor do Hospital Municipal, sem atendimento médico, junto com dois bebês. Um dos bebês ainda permaneceu em observação, mas morreu 13 horas depois.
“Agora eu não sei o que vai acontecer comigo. Eu não sei viver sem ela e tenho que explicar pros meus filhos que a mãe deles não vem mais, pois toda noite eles perguntam por ela”, acrescenta Regildo, que tenta se recuperar do choque. Há dez anos ele estava casado com Meicilane, com quem teve outros dois filhos, atualmente com quatro e com seis anos. Regildo passa por tratamento da síndrome do pânico, que o obrigou a abandonar o trabalho de mototaxista. Ele fica mais revoltado quando lembra que foi correndo para o Hospital Municipal, logo após o enterro da esposa e dois bebês, pois tinha certeza que encontraria um dos trigêmeos. Mas, a tristeza lhe tomou por completo, quando chegou ao hospital, por volta da 18h, e encontrou o corpo do filho que havia morrido às 12h30. “Fui visitar o filho, mas ele já estava morto”, diz, inconsolável, acrescentando que foi muito traumático pra ele ter que desenterrar o corpo da esposa com os dois bebês para colocar o corpo do outro filho. “Tive que enterrar minha esposa duas vezes”.
Regildo Freire, viúvo de Maicilane, ingressará com ação no MPE e Polícia Civil
Na próxima terça, o viúvo, a mãe de Meicilane e a cunhada têm audiência marcada com o secretário de Saúde do município, o médico Emanuel Silva. Mas, antes, eles garantem que irão procurar a Polícia e o Ministério Público para pedir a instauração de procedimento investigativo para punir os culpados. Entre eles, conforme os familiares, o Hospital Municipal e a médica Taís Mesquita, que teria liberado a paciente, mesmo diante do risco que ela corria.
Ontem à noite, em entrevista à imprensa, o secretário Emanuel Silva disse que a direção do Hospital Municipal instaurou processo administrativo para apurar a falta de atendimento que teria resultado na morte da paciente.
O CASO: A trabalhadora autônoma Meicilane de Souza Freire fez seus exames de pré-natal na Casa da Mulher, anexa ao Hospital Municipal de Santarém. Sua última consulta foi com a médica Taís Mesquita, que vinha acompanhando a gravidez, por volta das 15h da última quarta-feira, dia 11. Ela foi logo cedo ao hospital, pois não estava se sentindo bem. Na ocasião, passou por ultrassonografia, quando foi constatado que ela daria à luz um casal de gêmeos. Depois da consulta, a médica liberou a paciente, mesmo estando com a pressão elevada (14 por 10, conforme o registro), encaminhando-a para o Hospital Regional do Baixo Amazonas para onde ela deveria ir na manhã seguinte. “Depois que chegou do hospital, ela ficou em casa passando mal, até que às 22h ela pediu pra ser levada para o hospital”, conta a cunhada da grávida, Raimunda Célia.
O marido Regildo conta que, chegando ao hospital, buscou maca para tirar a mulher do carro, mas não encontrou. Então, pediu para que outros homens ajudassem a carregar a esposa que se debatia. Como não havia leito, eles tiveram que colocar a paciente no chão do corredor do hospital e só depois foi conseguido um colchonete. “Quando o médico chegou, já estava morta”, disse Raimunda Célia.
A direção do Hospital Municipal informou, por meio de nota, que o estado da criança sobrevivente era grave e que todos os procedimentos possíveis foram realizados para salvá-la. “Essa criança já havia sido ressuscitada, foi entubada. Foram dados hidratação, drogas e suporte respiratório. Mas o estado dela era gravíssimo e ela veio a falecer no fim da manhã de ontem, sexta-feira”, explica o diretor do HMS, Fábio Tozzi.
TRAGÉDIA: Por telefone, a médica Taís Mesquita explicou que ao liberar a paciente na tarde de quarta-feira, deu encaminhamento para que ela fosse atendida no Hospital Regional às 7h30 da manhã seguinte. Disse que diante da situação de risco da grávida, ficou preocupada, porque o Hospital Municipal estava sem vaga. “Na tentativa de ajudar, encaminhei para o serviço do Hospital Regional, justamente para continuar o procedimento, por falta de vagas no Hospital Municipal”, disse, acrescentando que durante o pré-natal Meicilane não apresentava sinais de eclampse, causa da morte dela.
A médica considerou as mortes uma tragédia e negou que tenha sido responsável por outros casos de morte de parturiente e bebês em Santarém. Disse, no entanto, ser a segunda paciente que ela perde por complicações semelhantes na hora do parto.
Fonte: Diário do Pará

13 de janeiro de 2012

Tam e Lan aumentam estimativas de sinergias

 Fusão vai gerar ganhos de até R$ 700 milhões, valor bem maior do que os R$ 400 milhões estimados inicialmente
 A fusão entre a companhia aérea brasileira Tam e a chilena Lan vai gerar entre R$ 600 milhões e R$ 700 milhões em sinergias operacionais, anunciaram as empresas nesta sexta-feira, 13. O valor representa um aumento de até 75% em relação à previsão inicial das companhias, feita em agosto de 2010, que era de ganhos anuais de R$ 400 milhões. 
 
O aumento das receitas com o negócio de passageiros deve responder por 40% das sinergias geradas, afirmaram as empresas em comunicado (saiba mais no quadro abaixo). O restante virá da redução de custos, responsável por outros 40%, e do setor de cargas, que contribui com 20% dos ganhos. A nova estimativa, baseada em estudos das consultorias McKinsey & Company e da Bain & Company, reflete revisões e atualizações das expectativas de redução de custos e oportunidades de receitas.   
 
A fusão entre as duas companhias, anunciada em agosto de 2010, coincidentemente em uma sexta-feira 13, criou o maior conglomerado de aviação da América do Sul e o 15° do setor no mundo com uma receita anual de US$ 8,5 bilhões.
 
Onde as empresas ganham: 

 

Emprego na indústria cai 0,1% em novembro, diz IBGE

O emprego industrial recuou 0,1% em novembro ante outubro, na série histórica livre de influências sazonais, apontou a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o índice de média móvel trimestral mostrou variação negativa de 0,3% no trimestre encerrado em novembro.
Na comparação com novembro de 2010, o emprego industrial recuou 0,5% em novembro de 2011. A variação acumulada de janeiro a novembro do ano passado é positiva em 1,1%. No acumulado dos 12 meses encerrados em novembro, o emprego industrial cresceu 1,3%.

Brasileiro é contra um novo imposto para a saúde

Os brasileiros são contra a criação de um novo tributo para financiar a saúde, aponta pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI/Ibope) divulgada hoje. Dos entrevistados, 96% disseram ser contra a proposta, apesar de 95% considerarem que o setor precisa de investimentos e 61% reprovarem o sistema público de saúde. Para 85%, não houve avanços no serviço nos últimos três anos. Houve piora na opinião de 43%.
O entendimento geral é que a saúde tem recursos, mas precisa melhorar a gestão. O governo obteria mais recursos para a área se combatesse a corrupção, segundo opinaram 82%. Para 53%, a prioridade deveria ser combater o desperdício. Apenas 18% acham que seria necessário transferir mais recursos para o setor.
A criação de uma nova fonte de financiamento para a saúde é um tema que preocupa o Executivo e o Congresso Nacional. A presidente Dilma Rousseff não pretende propor um novo tributo, mas o governo apoiaria uma iniciativa que partisse dos parlamentares.
Para 63% dos entrevistados, a gestão poderia melhorar se fosse transferida para a iniciativa privada. A demora no atendimento foi apontada por 55% como o principal problema da rede pública. Para 57%, o serviço poderia ser melhorado com a contratação de mais médicos.
A maioria da população também acha que políticas preventivas são mais importantes do que a construção de novos hospitais. Essa é a opinião de 71% das pessoas ouvidas na pesquisa.
De acordo com o levantamento, as pessoas que têm plano de saúde são minoria: 24%. Os hospitais públicos receberam nota de 5,7 em uma escala de 0 a 10, enquanto os privados receberam 8,1. Na pesquisa, foram ouvidas 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 20 de setembro. (Agência Estado)

12 de janeiro de 2012

Rede Cultura transmitirá Parazão 2012 para todo o Estado

O Governo do Pará, por meio da Rede Cultura de Comunicação (Funtelpa), oficializou na noite de quarta-feira (11), em cerimônia na sede do Paraclube, a parceria com a Federação Paraense de Futebol (FPF) para a transmissão dos jogos do Campeonato Paraense 2012, que chega a sua 100ª edição. O ano também marca o inicio da digitalização do sinal da TV Cultura, que efetivou consignação junto ao Ministério das Comunicações, e a sua expansão para o interior, com criação de duas novas geradoras, em Marabá e Santarém. “Estes serão dois novos braços da TV Cultura”, anunciou o governador Helenílson Pontes.  
Na ocasião, o titular da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Marcos Eiró, também assinou contrato com a FPF para garantir o custeio de deslocamento, hospedagem e alimentação. O Banco do Estado do Pará (Banpará) também patrocina o Parazão 100 e é marca oficial dos oito clubes paraenses que disputam o campeonato: Remo, Paysandu, Tuna, Águia, Independente, São Raimundo, Cametá e São Francisco.
A disputa do Parazão 100 começa neste final de semana, com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Portal Cultura. A abertura será no sábado (14), às 16h, no estádio da Curuzú, com a partida entre Paysandu e Cametá. Em Santarém, jogam São Raimundo e São Francisco, às 19h. Às 20h, em Tucuruí, se enfrentam Independente e Tuna Luso. E no domingo (15), completando a primeira rodada, jogam Remo e Águia, às 9h45, no Baenão.
Segundo a presidente da Funtelpa, Adelaide de Oliveira, a expectativa é de que pelo menos 50 partidas sejam transmitidas, o mesmo número de 2011. Pelo contrato, apenas 35 estão previstas. “Esse é o Parazão 100 e não pode ser por acaso. O futebol paraense entra numa nova era com três parceiros: público, clubes e governo. Pela primeira será transmitido para todo o Estado o clássico da região do Tapajós, entre São Raimundo e São Francisco. Os jogos mais importantes do sub-20 também serão transmitidos. Outra novidade é que a TV Cultura abre espaço na programação para que todos os clubes possam exibir um programa instituicional com duração de 5 a 10 minutos”, destacou.
Para o presidente da Federação Paraense de Futebol, Antônio Carlos Nunes, o Parazão 100 tem tudo para entrar na história. “Vimemos uma nova geografia no futebol, onde os times do interior cada vez alcançam mais destaque. A parceria com a Funtelpa deu certo e hoje o Governo do Estado é o maior patrocinador do futebol paraense. Com isso, todos ganham, sobretudo o torcedor, seja da capital ou do interior, que vai poder assistir ao futebol. Os times também recebem uma injeção financeira importante”, afirmou.  
Inclusão - Este ano, a novidade do contrato é a cláusula social. Remo, Tuna Luso e Paysandu irão acolher, cada um, 11 adolescentes atendidos pelo programa Pro Paz, para treinarem em seus times sub-15. “Essa é, acima de tudo, uma co-responsabilidade social assumida entre os clubes e o Governo do Estado. No final do campeonato, ainda há a possibilidade de uma acontecer uma Copinha do Pro Paz, que deve agregar os jovens das oficinas do Biizu. O esporte é grande saída de integração e socialização, assim como a cultura. Esse é o caminho para construção de uma cultura de paz”, afirmou a coordenadora Pro Paz, Izabela Jatene.
Os valores do contrato são os mesmo do Parazão 2011 e somam R$ 2.464.000,00, incluindo os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro da Série C dos times paraenses que se classificarem. Atualmente, só Paysandu e Águia têm vaga garantida na Série C. Os dois principais clubes do Estado - Remo e Paysandu - receberão, cada um, R$ 690.500,00, divididos em duas etapas iguais. As outras seis equipes receberão R$ 98.500,00. O bônus por meritocracia, aos quatro primeiros colocados de cada turno também foi mantido.

Da Redação
Agência Pará de Notícias

CONCORRÊNCIA PÚBLICA EM SANTARÉM

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM
NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 329388
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-SEMED

PREGÃO PRESENCIAL Nº 002/2012

Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar, programas: PNAE, PNAP, PNAC, PNAQ, PNAI, EJA, MAIS EDUCAÇÃO. Abertura: 24 de janeiro de 2012 às 09h. Informações sobre poderá ser obtido no site: www.santarem.pa.gov.br 
 
Pedro Gilson Valério de Oliveira
Pregoeiro Municipal



PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM
NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 329389
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-SEMED
REVOGAÇÃO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL N°001/2012

A SEMED torna pública a Revogação do pregão presencial n°001/2012, destinado a Contratação de serviço de transporte escolar para atender os alunos da rede municipal de ensino, vide art. 49 da Lei n°8.666/93.
Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro
Secretária Municipal de Educação e Desporto
 

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM
NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 329315
SECRETARIA MUNICIPAL DE
INFRA-ESTRUTURA - SEMINF
AVISO DE LICITAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2012-SEMINF

Objeto: Execução de Serviços de Usinagem e Aplicação de Asfalto: 31 de janeiro de 2012 as 10:00 hs. Local: Secretaria Municipal de Infra- Estrutura - SEMINF O Edital e informações poderão ser obtido na SEMINF, no horário de 08:00 às 13:00 hs, no site www. santarem.pa.gov.br ou informações pelo telefone (093) 3522-2726.

Santarém (PA), 12 de janeiro de 2012.
Claudionor dos Santos Rocha
Presidente da CEL

CREDPARÁ passa a ser CREDCIDADÃO

RESOLUÇÃO N° 005/2012 – CDE, 03 DE JANEIRO DE 2012.
Altera a Resolução n° 002/2008-CDE, quanto à nomenclatura do programa CREDPARÁ, que passa a ser denominado  CREDCIDADÃO. O Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará,
no exercício de suas atribuições legais e regulamentares, Considerando o que foi deliberado na 1ª Reunião Extraordinária do CDE, realizada em 06 de dezembro de 2011;

RESOLVE:

Art. 1º O Programa CREDPARÁ passará a ser denominado Programa CREDCIDADÃO, ficando alterada a nomenclatura constante na Resolução n° 002/2008-CDE, bem como, nas demais referências formais.

Art. 2° Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

HELENILSON CUNHA PONTES
Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do
Estado do Pará, em exercício.
SÉRGIO ROBERTO BACURY DE LIRA
Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento
Econômico do Estado do Pará

O Brasil decidiu frear uma onda de imigração ilegal de haitianos.


O governo brasileiro anunciou que regularizará os quase 4 mil haitianos que entraram ilegalmente no país, mas irá impor a partir de agora um visto para a entrada destes cidadãos e pretende bloquear novas ondas de imigração ilegal em suas fronteiras.
Introduzidos por "coiotes", os haitianos, que há dois anos viram seu país sucumbir a um terremoto, buscam trabalho nas grandes usinas hidroelétricas em construção na Amazônia ou em São Paulo.
Durante décadas de crescimento econômico na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, os brasileiros viajaram a estes países, frequentemente em condições precárias, em busca de oportunidades de trabalho, e o país fez duras críticas às restrições migratórias nestes países.
Agora é o Brasil que recebe europeus, americanos e trabalhadores de países pobres. 
Fonte Blog do Bacana

PREVISÃO DE CONCURSO DA SEDUC - PARÁ

PORTARIA Nº 012 DE 10 DE JANEIRO DE 2012
NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 329294
SECRETARIA ESPECIAL DE ESTADO DE GESTÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO

A SECRETÁRIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO em exercício, no uso das atribuições que lhe foram delegadas, Considerando a solicitação de realização de concurso público para o quadro de pessoal da  Secretaria de Estado de Educação - SEDUC;


Considerando os Processos nos. 2011/333209 e 2011/481809;
RESOLVE:
DESIGNAR os servidores abaixo relacionados a constituírem a Comissão de Concurso Público C –167, para preenchimento de cargos do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC.


Presidente:
GERMANA CRISTINA MOTA GONZAGA SILVA - SEAD
Membros:
DARCIROLDA BATISTA DA SILVA - SEDUC
ALDEISE GOMES QUEIROZ - SEDUC
MARIA APARECIDA REIS VARANDA - SEAD
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO, 10 de janeiro de 2012.
RUTH PINA
Secretário de Estado de Administração, em Exercício

11 de janeiro de 2012

Na Ufopa, 1,2 mil calouros fazem a festa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) divulgou ontem a lista com os nomes dos aprovados no Processo Seletivo 2012. A Ufopa oferta 1.200 vagas distribuídas em cinco institutos temáticos.

Dessas vagas, 50 são destinadas ao Processo Seletivo Especial Indígena, que está na segunda fase de seleção. De acordo com o previsto no edital, serão realizadas mais três chamadas complementares, nos dias 23 e 30 de janeiro e no dia 6 de fevereiro.

No total, 16.725 candidatos disputaram uma vaga. Entre os 1.150 aprovados, 5.65% são oriundos da Região Oeste do Pará; 38,26% são da Região Metropolitana de Belém; 2,96% do Sul do Pará, e 22,52% de outros Estados brasileiros. A maior nota obtida foi 792,74 e a menor, 624,10.

A instituição não realiza vestibular; utiliza integralmente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para acesso dos candidatos. Entre os aprovados, o primeiro lugar geral ficou com Clariano Pires de Oliveira Neto. Entre os candidatos do Oeste do Pará, o primeiro colocado foi Fábio Henrique Dolzany Rosales. Fernando Silva Almeida conquistou o segundo lugar e o terceiro lugar ficou com Jair Albuquerque Maciel.

HABILITAÇÃO E MATRÍCULA

Os candidatos aprovados em primeira chamada devem realizar sua habilitação e matrícula junto à Diretoria de Registro Acadêmico (DRA), localizada no Campus Tapajós, no período de 16 a 20 de Fevereiro. Os documentos necessários para a efetivação do vínculo institucional são: Cédula de Identidade - RG (original e uma cópia); Cadastro de Pessoa Física - CPF (original e uma cópia); Título de Eleitor com o comprovante da última votação para maiores de 18 anos (original e uma cópia); Prova de quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos (original e uma cópia); Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio; caso o candidato não tenha recebido o certificado ou diploma, será aceito Atestado de Conclusão do Ensino Médio com data recente.

Também são necessários o Histórico Escolar do Ensino Médio (original e uma cópia). Em caso de certificação/Enem, certificado expedido por Secretaria Estadual ou Distrital de Educação, mais formulário de cadastro acadêmico, devidamente preenchido, que estará disponível na página eletrônica Data/Local/Temp/ www.ufopa.edu.br. (Diário do Pará)

10 de janeiro de 2012

Casamento gay ameaça a humanidade, afirma o papa Bento 16

O papa Bento 16 disse ontem, 9, que o casamento homossexual é uma das várias ameaças atuais à família tradicional, pondo em xeque "o próprio futuro da humanidade".
'Essa não é uma simples convenção social. E sim a célula fundamental de cada sociedade', disse papa - Pier Paolo Cito/Reuters
'Essa não é uma simples convenção social. E sim a célula fundamental de cada sociedade', disse papa
Foram as declarações mais fortes já proferidas pelo pontífice contra o casamento homossexual, durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas de quase 180 países acreditados no Vaticano, abordando questões econômicas e sociais contemporâneas.
Segundo Bento 16, a educação das crianças precisa de "ambientes" adequados, e "o lugar de honra cabe à família, baseada no casamento de um homem com uma mulher".
"Essa não é uma simples convenção social", disse o papa, "e sim a célula fundamental de cada sociedade. Consequentemente, políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade".
Em vários países - principalmente no mundo desenvolvido -, autoridades eclesiásticas católicas protestam contra iniciativas voltadas para a legalização do casamento gay. Nos EUA, um dos principais paladinos dessa causa é o arcebispo de Nova York, Timothy Dolan, que será sagrado cardeal pelo papa em fevereiro.
Numa recente carta, Dolan criticou o presidente Barack Obama por sua decisão de não apoiar uma proibição federal ao casamento homossexual, e alertou que essa política pode "precipitar um conflito nacional de enormes proporções entre a Igreja e o Estado".
A Igreja Católica, que tem 1,3 bilhão de seguidores no mundo, prega que as tendências homossexuais não são pecado, mas que os atos homossexuais são, e que as crianças devem crescer em uma família tradicional, com um pai e uma mãe.
"A unidade familiar é fundamental para o processo educacional e para o desenvolvimento dos indivíduos e Estados; daí a necessidade de políticas que promovam a família e auxiliem na coesão social e no diálogo", disse Bento 16 a diplomatas.
O casamento gay já é legal em vários países europeus, como Espanha e Holanda. Algumas religiões que autorizam o casamento gay e a ordenação de mulheres e homossexuais como clérigos têm perdido fiéis para o catolicismo, e o Vaticano já tomou medidas para facilitar tais conversões.
Em 2009, Bento 16 decretou que os anglicanos que se converterem ao catolicismo podem manter uma hierarquia paralela, preservando parte das suas tradições. Grande parte dessa migração do anglicanismo para o catolicismo envolve fiéis que consideram a Igreja Anglicana liberal demais. (Estadão)

SÃO RAIMUNDO ELEGE ARNALDO LOPES E RUBENS CHAGAS PARA ASSEMBLEIA GERAL E CONSELHO DELIBERATIVO. VEJA AS FOTOS



Aconteceu agora a noite as 19:00hs, a eleição para membros do conselho deliberativo e da assembleia geral do São Raimundo, e por unanimidade foram eleitos Arnaldo Lopes (Assembleia geral) e Rubens Miranda Chagas (conselho deliberativo), pois somente ela foi inscrita no prazo legal.

Esteve presente no São Raimundo mais ou menos 300 pessoas entre socios, torcida, imprensa e convidados. O processo eleitoral aconteceu de maneira tranquila não havendo alteração e nem confusão.

A chapa do conselho deliberativo tem 30 integrantes (20 titulares e 10 suplentes), enquanto a da assembleia, 3.

As duas são pró-Junta Governativa.

O candidato reeleito, Arnaldo Lopes recebeu ofício do presidente alvinegro, Rosinaldo do Vale, pedindo o cancelamento dessa eleição, alegando o clima bélico que hoje vive o clube. O pedido não foi aceito e a eleição aconteceu normalmente.

Veja as Fotos:
 Antonio Rocha, Rubens Chagas e Arnaldo Lopes

 Diretor Francis Moura lendo a carta de Rosinaldo do Vale
 A carta mandada pelo Rosinaldo do Vale

 Carta assinada por Rosinaldo e pelo seu advogado

 Parte do público presente

 Delegado Hebert dando apoio a chapa vencedora

 Chefes de torcida marcaram presença apoiando a chapa vencedora

 Torcedor mostrando sua revolta com o Rosinaldo e sua turma

 Pantera negra

 Torcida organizada Guerreiros Alvinegros dando apoio a chapa vencedora

9 de janeiro de 2012

Foragido da Justiça de Santarém preso em Manaus


Alessandro (Canibal) e Adalgisio confirmaram participação no furto de uma residência

Alessandro (Canibal) e Adalgisio
Policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd) prenderam no último dia 04, Alessandro Marques Bentes, o “Canibal”, 35, foragido do Sistema Prisional do estado do Pará, onde cumpria pena por roubo, e o pedreiro Adalgisio Figueira Mota, o “Tiozinho”, 49, já possui passagem pela Polícia, nos estados do Pará, Rondônia e Roraima, com nomes falsos. Os acusados foram presos em flagrante, em via pública, no bairro Petrópolis, zona Sul, em um veículo Gol, preto, placa JXW-8868, por uso de documento falso e indiciados pelo crime de furto.
Segundo o delegado titular da especializada, Orlando Amaral, eles estavam sendo investigados desde o dia 1º deste mês, data do fato, logo após o registro de ocorrência, feito pela vítima, um comerciante do bairro Lírio do Vale. A equipe de investigação conseguiu identificar o carro usado pelos assaltantes, um Pálio, prata, placa JXG-8675, de propriedade da namorada de Alessandro, que informou em termo de declaração, que tinha emprestado o veículo para seu namorado. O delegado informou ainda que há um outro suspeito, identificado por “Bruno”, não localizado.
A residência, localizada no bairro Lírio do Vale 2, zona Oeste, teve uma das paredes arrombada. Foram levados vários objetos pessoais, documentos, duas TVs de LED, 44” e 42”, dois notebooks, um DVD, uma máquina fotográfica digital, uma máquina filmadora, um cofre, jóias, roupas e calçados. A equipe da especializada recuperou as duas TVs, o cofre, um aparelho de DVD e a picareta utilizada para quebrar a parede.  
Em depoimento, Alessandro informou que está em Manaus há seis meses, é natural de Santarém-PA, fugiu de Belém, onde cumpria pena por roubo. Declarou que sabia que não tinha ninguém na casa, mas, não informou como conseguiu a informação. Adalgísio declarou que eles não tinham premeditado o furto, e foi ele que quebrou a parede.
Alessandro e Adalgisio foram presos em flagrante por uso de documento falso e indiciados pelo crime de furto. Eles foram encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, Centro.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom-PC/AM