sexta-feira, 25 de maio de 2012

Emater fará primeira edição da Agrifal em Belém-PA‏

Em pronunciamento na Tribuna da Câmara dos Deputados na última quarta-feira(23) o Deputado Lira Maia registrou a realização entre os dias 25 e 27/05 da FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DA AMAZÔNIA LEGAL – AGRIFAL2012.
Segundo Lira Maia trata-se da maior feira da Agricultura Familiar da Região Norte do Pais e que deverá merecer todo o apoio e a atenção dos diversos setores da produção paraense e brasileira.
O Deputado Lira Maia fez questão de ressaltar o trabalho desenvolvido pelo Governo do Pará através da Emater que tem dado todo apoio ao agricultor familiar no Estado do Pará.


Pronunciamento proferido pelo Deputado Joaquim de Lira Maia na Sessão da Câmara dos Deputados de 23/05/2012.


Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,

Venho a esta Tribuna na tarde de hoje para dar divulgação a esta Casa e ao Brasil da realização da FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DA AMAZÔNIA LEGAL – AGRIFAL2012, a realizar-se de 25 a 27 de maio do corrente no HANGAR – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia em Belém/PA.
Trata-se da maior feira de agricultura familiar do Estado do Pará, quiçá da região norte do País.
O tema da Feira não poderia ser outro senão: “INTERAGINDO A SOCIOBIODIVERSIDADE, A SEGURANÇA ALIMENTAR E O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL”.
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, a AGRIFAL2012 esta sendo organizada pelo Governo do estado do Pará através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará, a EMATER/PA e destina a implementar e desenvolver o trabalho da ATER no Estado do Pará e na Região norte do País e conta também, com a imprescindível participação dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia e Tocantins.
O Evento debaterá temas específicos e abrirá o debate para novas propostas para o setor produtivo visando o desenvolvimento da agricultura familiar na região. Dentre os temas destacam-se seis: Sociobiodiversidade e Turismo Rural; Fruticultura, Floricultura e Orgânicos; Pequenos e Grandes Animais; Mandioca e Derivados; Bioenergia, bem como Mulher Rural.
Em sua estrutura, o evento disponibilizará quatro armazéns de serviços destinados ao esclarecimento, ao conhecimento, à informação e ao estabelecimento de contatos para fechamento de novos negócios.
Serão realizadas diversas oficinas e palestras destinadas ao esclarecimento e as oportunidades que envolvem a implementação de cozinha saudável na alimentação escolar, treinamento de arranjos florais e floricultura tropical, legislação aplicada à produção artesanal, ao empreendedor individual, ao protagonismo da mulher rural, ao crédito e agentes financeiros e aos serviços de ATER.
Através do SEBRAE/PA, serão realizadas diversas rodadas de negócios para negociação individual de acordo com o perfil e com as necessidades dos interessados focados no objetivo de criar novas oportunidades, possibilitando inclusive, a geração de acordos e cooperação entre agricultores e o comércio.
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, a AGRIFAL2012 receberá caravanas de agricultores familiares das várias regiões para visitação e interação que irão se beneficiar de toda a estrutura já citada anteriormente bem como de um amplo espaço interativo com Stands institucionais dos parceiros.
A estrutura contará ainda com espaço para exposição e comercialização dos produtos da agricultura familiar, praça de alimentação com gastronomia dos produtos da agricultura familiar e típicos da região amazônica além de um amplo espaço cultural com a apresentação de shows e talentos locais e das expressões artísticas da agricultura familiar.
Quero me congratular com a Emater Pará na pessoa de sua Diretoria, a Presidente Dra. Cleide Maria Amorim de Oliveira, do Diretor Administrativo Rodrigo Mendes, do Diretor Técnico Humberto Balbi e do Secretário de Produção do Estado do Pará, Dr. Sidney Rosa por essa importante iniciativa que visa desenvolver a agricultura familiar e a ATER no Estado do Pará e na região amazônica com um todo.
Era o que tinha a dizer, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados.
Muito Obrigado!
Sala das Sessões em 23 de maio de 2012.

Joaquim de LIRA MAIA
Deputado Federal
DEM/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário