Na manhã de ontem, na Câmara Municipal, moradores, líderes comunitários da região de Mojui dos Campos participaram de uma reunião com os vereadores Jailson Costa, José Maria Tapajós, Henderson Pinto e Marcela Tolentino e os secretários de planejamento e agricultura e abastecimento, Everaldo Martins e Bruno Figueiredo, respectivamente. Os comunitários pedem melhorias nas estradas e ramais do planalto santareno.
Na reunião, estavam representantes de 40 comunidades da região de mojui do campos. De acordo com o líder comunitário Carlos de Souza, as dificuldades enfrentadas durante o inverno são ruins. “No anos passado a estrada que dava acesso a comunidade de Tabocal ficou intrafegável, os ônibus que vinha de outras comunidades tinham que volta, tinham que fazer o retorno pela Rodovia Curua-una, fato que dificultava muito o nosso acesso e atrasava o trabalho” enfatizou.
A reunião que foi solicitada pelo vereador Jailson do Mojui, possibilitou aos presentes o relato dos problemas nas comunidades. Jailson afirma que já fez várias reivindicações mais que não foram atendidas pela gestão municipal. A Falta de manutenção nos ramais e estradas são as principais reivindicações. “No dia de hoje nessa reunião nos gostaríamos que nossas solicitações fossem atendidas, esses dois dias que choveu já tem ônibus atolado, a SEMAB prometeu escoamento da produção transporte escolar, acreditamos que ainda está em tempo de fazer algum trabalho paliativo so falta a boa vontade do governo municipal e estadual” ressaltou.
O vereador questionou também sobre as maquinas destinas para a recuperação de ramais, recebidas pelo município há mais de um ano. Ele afirma que no passado foi assinado um documento pela ex governadora Ana Júlia e a prefeita de Santarém Maria do Carmo que o município recebeu duas caçambas, três carregamentos, duas pá niveladora, um trator.
O secretário da SEMAB garante que as recuperações dos ramais já estão sendo providenciadas, e que eles aguardam a liberação do empréstimo destinado para este trabalho. “Nos temos todos esses laudos técnicos dos problemas nas comunidades e com a liberação desse recurso nos vamos poder realizar um trabalho emergencial” afirmou.
De acordo com o presidente da Câmara, no primeiro semestre do ano passado a câmara municipal autorizou a prefeitura de Santarém a fazer um empréstimo de mais de oito milhões de reais, dessa valor dois milhões deverão ser destinadas a recuperação de ramais e vicianais da área rural. “O empréstimo está em tramitação com o banco e esperamos que seja liberado para que este problema seja sanado, a câmara vai continuar fiscalizando esse problema” informou.
Com as estradas em péssimas condições o escoamento de todo a produção agrícola fica comprometida. Nos últimos meses os produtores que vivem na região, enfrentam dificuldades para escoar a produção agrícola. Segundo os comunitários, alguns centros estão praticamente isolados. “Não é só nós produtores que ficamos prejudicados, mas todo mundo, por que com os ramais do jeito que está os produtos, além de chegar com atraso chegam ruins e isso prejudica a população que compra um produto caro e sem tanta qualidade” lamentou o presidente dos produtores rurais do planalto, André Marcos.
Ficou definido que a equipe da SEMAB vai iniciar trabalhos paliativos nos principais ramais, caso esse trabalho emergência não seja realizado os comunitários ameaçaram interditar a BR-163, contando sete dias a partir de hoje.
Fonte: ASCOM CMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário