segunda-feira, 16 de abril de 2012

Má aplicação de recurso do PAC deixa Santarém sem água

Nélio Aguiar com Antonio Braga, presidente da Cosanpa

Nélio Aguiar reuniu com presidente da Cosanpa, Antonio Braga, em Belém

 O Deputado Nélio Aguiar (PMN) esteve, na manhã desta segunda-feira, 16, em visita ao presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Antônio Braga,  para solicitar informações a respeito das obras inacabadas do sistema de abastecimento de água nos bairros do Ururá e Conquista, em Santarém. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I) iniciadas no governo Ana Júlia, mas que não foram concluídas, deixando a população sem água. “Uma obra de cerca de 35 milhões de reais, que hoje poderia estar beneficiando os santarenos, que historicamente sofrem com a falta de água potável encanada”, disse o Deputado.
O presidente da Cosanpa explicou que a empresa Estacon, que executava a obra faliu e que a Cosanpa já chamou a segunda colocada na licitação para concluir os serviços. “Lamento que depois de muitos anos sem receber nenhum investimento em saneamento, na hora que vem o recurso o governo anterior aplica mal o dinheiro e ainda não teve a competência em fiscalizar o cronograma de execução da obra, deixando um pepino nas mãos do governador Simão Jatene que vai ter que injetar mais recurso para a conclusão desta obra tão importante para atender as necessidades da população. É revoltante”, desabafou o parlamentar.
As obras iniciaram em 2008. Somente o reservatório de Irurá seria responsável por 60% da água potável consumida no município de Santarém. No bairro da Conquista, ode fica localizado o segundo maior reservatório, a obra foi comprometida por pedaços de madeira que apodrecem dentro da água, causando problemas à saúde da população.
No ano passado o governo do Pará retomou as obras de ampliação e melhorias do sistema de abastecimento água, mas enquanto as obras não são concluídas, o deputado Nélio Aguiar solicitou, ainda, a instalação de um almoxarifado com bombas de reserva e peças de reposição na regional de Santarém. ”Queremos também que a Cosanpa providencie o serviço de carro pipas para suprir as necessidades dos moradores de Santarém nos casos de falhas no sistema de abastecimento de água”, defendeu o Deputado.
Nélio Aguiar disse, ainda, que somente a solução definitiva para a falta de água no  Município envolve aporte de recursos em perfuração de mais poços, ampliação da rede, estação de tratamento e construção de mais reservatórios de água. “Só assim iremos proporcionar um atendimento à população com água em quantidade e qualidade que o nosso povo merece”, finalizou Nélio Aguiar.
Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário