terça-feira, 12 de abril de 2011

Ministério da Saúde habilita Hospital Regional do Baixo Amazonas como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia

O Hospital está trabalhando com uma Equipe de profissionais de alta qualidade

Em setembro de 2010, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Pena, administrado pela Pró-Saúde, recebeu a Visita Técnica do Ministério da Saúde e do INCA – Instituto Nacional de Câncer (entidade de referência nacional e internacional em ações de combate ao câncer) para avaliação do seu Serviço de Oncologia. A finalidade da visita era verificar se o HRBA possuía condições técnicas para ser habilitado junto ao Ministério da Saúde.

Equipe de Oncologia do HRBA
No dia 18 de fevereiro deste ano foi Publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 67, através da Secretaria de Atenção à Saúde (Ministério da Saúde), a habilitação do Serviço de Oncologia com Radioterapia do HRBA. A publicação oficializa o HRBA como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), sendo a segunda do Estado e a primeira do interior do Pará.
Com a habilitação do seu Serviço de Oncologia, o Hospital Regional do Baixo Amazonas coloca Santarém em destaque no cenário nacional da saúde. Conforme informações do Ministério da Saúde, em toda a Região Norte tínhamos apenas 06 Centros ou Unidades de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia. A partir de agora, Santarém contará com a 7ª. Unidade.
O Serviço de Oncologia do HRBA teve seu início em 2008 e hoje conta com os seguintes serviços: Cirurgia Oncológica, Oncologia Clínica, Onco-hematologia, Ginecologia Oncológica, Mastologia, Quimioterapia, Radioterapia e Unidade de Internação Oncológica com 21 leitos.  Durante esse período já foram realizados os seguintes atendimentos:
“A habilitação do Serviço de Oncologia do HRBA é uma grande conquista para o Oeste do Pará. É fruto de muito trabalho e comprometimento de toda nossa equipe. Representa a realização de um sonho antigo, além do reconhecimento da qualidade e segurança da assistência prestada pelo nosso Hospital. No futuro, permitirá a ampliação da participação do Governo Federal no financiamento desse Serviço. Também poderemos receber pacientes referenciados de outros Estados com recursos financiados por eles. O HRBA coloca Santarém e o Oeste do Pará em uma importante posição na saúde de toda a Região Norte do Brasil. Parabenizo a nossa equipe pelo trabalho sério e de qualidade iniciado em 2008, que evolui e se consolida a cada dia. Com certeza, a maior beneficiada é toda a População do Baixo Amazonas”, afirma Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.
Fonte: Ascom/HRBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário